Imagem com fundo roxo, com símbolos representando ciência, com o texto "para professores" em letras brancas.

Professor(a), ainda dá tempo de conferir a exposição “Se liga, são elas na Física”!

Olá, professor(a)!

Que tal descobrir como acertar a hora em um relógio de pêndulo, explorar de onde vêm as cores, congelar sua sombra ou mesmo “ver” o som produzido pela sua voz? Você sabia que muitos dos experimentos revolucionários nessa área foram desenvolvidos por mulheres incríveis ao longo da história? 

É hora de celebrar suas contribuições e despertar o interesse pela ciência de uma maneira única! A exposição “Se liga, são elas na Física” estreou no dia 18 de outubro de 2023 e ficará em cartaz até 30 de junho de 2024 na Casa da Ciência da UFRJ! Aguardamos você e suas turmas para uma aventura interativa pela Física! Confira mais detalhes clicando AQUI .

Ao celebrar a diversidade também na Ciência, esta exposição destaca as notáveis realizações de mulheres que contribuíram significativamente para o mundo da Física ao longo da história. Cada uma dessas cientistas desafiou estereótipos e barreiras, deixando sua marca na ciência. Durante o percurso da exposição, nos painéis, são apresentados QR codes, através dos quais é possível acessar facilmente as biografias detalhadas de cientistas que marcaram que são destaque na mostra. Para conhecer um pouco mais dessas incríveis cientistas, clique AQUI .

Além da inclusão de mulheres, pensar em diversidade na comunidade científica é destacar, sobretudo, a inclusão de pessoas de diferentes origens étnicas, culturais, socioeconômicas e com habilidades singulares. Promover a diversidade é um passo importante em direção a uma ciência mais equitativa e justa. A visibilidade de cientistas de diversas origens pode inspirar jovens de comunidades sub-representadas a seguir carreiras científicas, servindo de inspiração para futuras gerações. 

A promoção da diversidade na ciência ainda enfrenta desafios, como preconceito, discriminação, estereótipos e barreiras estruturais. Logo, é importante que instituições científicas e a sociedade em geral trabalhem para superar esses desafios.

Que tal conhecer brasileiros e brasileiras incríveis que desenvolvem trabalhos super bacanas na área da Física e são representantes da diversidade na exposição “Se liga, são elas na Física”? Confira um pouco sobre tais pesquisadores e pesquisadoras clicando AQUI .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *