Conheça as mulheres que fizeram história na Física e estão representadas na exposição “Se liga, são elas na Física”

Imagem de três mulheres cientistas, com o texto "Conheça as mulheres que fizeram história e estão na exposição 'Se liga, são elas na Física'", na parte superior. Na parte inferior, estão as imagens das mulheres. A primeira, sob um fundo azul claro, tem cabelos curtos e grisalhos, usa uma camisa amarela com detalhes vermelhos e um casaco vinho. A segunda, sob um fundo laranja, tem cabelos curtos e castanhos, usa uma camisa rosa com botões e um detalhe preto na gola. A terceira, sob um fundo roxo, usa uma burca branca com uma joia no tecido, na altura da testa.

Olá, professor(a)!

Como apresentamos em nosso penúltimo post, a exposição “Se liga, são elas na Física” já está em cartaz e segue até o dia 30 de junho de 2024 aqui na Casa da Ciência, desenvolvida em parceria com o LADIF – Museu Interativo da Física da UFRJ. Esta exposição destaca as notáveis realizações de mulheres que contribuíram significativamente para o mundo da Física ao longo da história. Cada uma dessas cientistas desafiou estereótipos e barreiras, deixando sua marca na ciência.

Durante o percurso da exposição, nos painéis, são apresentados QR codes, através dos quais é possível acessar facilmente as biografias detalhadas de cada uma das cientistas que são destaque na mostra. O melhor de tudo é que agora, nesta postagem, você pode conhecer mais sobre a vida e os feitos dessas mulheres incríveis, mesmo que ainda não tenha visitado a exposição pessoalmente! Para facilitar ainda mais o acesso a esse conhecimento, disponibilizamos aqui as biografias das cientistas. Clique nos links abaixo para descobrir mais sobre suas vidas, descobertas e contribuições para a Física:

Acreditamos que essas biografias podem enriquecer suas aulas, proporcionando exemplos concretos de mulheres que superaram obstáculos e trouxeram contribuições em um campo historicamente dominado por homens. Use essas histórias inspiradoras em sala de aula para motivar seus alunos e alunas a explorar e se apaixonar pela Física, bem como para destacar a importância da diversidade na ciência.

Além de explorar essas histórias de vida e compartilhá-las com seus alunos e alunas, reforçamos novamente o convite de visitar nossa exposição! Acreditamos que será uma oportunidade valiosa para celebrar o legado das mulheres na Física e incentivar o interesse dos futuros e futuras cientistas.

Juntos, podemos inspirar a próxima geração de cientistas e promover a igualdade de gênero na ciência.

Aproveite a leitura e compartilhe essas histórias inspiradoras!

Confira alguns experimentos do LADIF que podem ser realizados em sala de aula

Sabemos que experimentos práticos são uma maneira incrível de cativar o interesse dos estudantes e ajudá-los a compreender os conceitos de Física de maneira mais profunda e memorável. Confira, agora, uma playlist com alguns experimentos propostos pelo LADIF/UFRJ que podem ser realizados tanto na escola, com sua turma, quanto em casa.