Você conhece a história das vacinas no Brasil?

Fundo azul escuro com detalhes em branco e desenhos que fazem referência a vírus, na cor verde, espalhados pela imagem. Na lateral esquerda, uma frase com letras amarelas: “Você conhece a história das vacinas no Brasil?”. E, no canto direito, um desenho de um braço estendido retirando um líquido de um pequeno recipiente e depositando em uma seringa.

Nosso principal sistema de imunização nacional ocorre por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). E sabia que o estudo para o desenvolvimento de vacinas acontece há mais de dois séculos?

No século X, na China, foram registradas as primeiras evidências da utilização de vacinas, provavelmente no combate à varíola. O curioso é que o método utilizado na época era bem diferente do que conhecemos atualmente. Acreditem: eles processavam as “casquinhas” das feridas e espalhavam nos ferimentos dos enfermos. Esse método ficou conhecido como variolação.

No Brasil, a vacina antivaríola chegou em 1804, trazida pelo Marquês de Barbacena. Décadas mais tarde, a imunização contra a varíola tornou-se obrigatória para crianças (1837) e adultos (1846). Porém, a lei só passou a ser cumprida no ano de 1904, com a intervenção do médico sanitarista Oswaldo Cruz, o que não agradou a população, dando origem à Revolta da Vacina no Rio de Janeiro.

2° imagem: Fundo azul escuro com detalhes em branco. A imagem representa uma linha do tempo. Nela, uma linha horizontal branca é traçada no meio da imagem e, desta linha, saem duas outras pequenas na vertical, ligadas a círculos grandes, indicando os dois momentos históricos presentes. O primeiro círculo possui borda vermelha e tem em seu interior uma gravura que representa dois chineses do século X praticando o processo conhecido como variolação. Acima do círculo, há o texto "Séc. X", ao seu lado, o número 1, que indica a referência da imagem e, abaixo, próximo à linha branca do centro, o texto "Criação da vacina no mundo”, todos em amarelo. O segundo círculo possui a borda verde e tem, em seu interior, uma charge com fundo preto e quatro pessoas que têm o braço furado pelo mesmo pedaço de madeira. Abaixo do círculo, há o texto "1904", ao seu lado, o número 2, que indica a referência da imagem e, acima, próximo à linha branca do centro, o texto "Revolta da Vacina no Brasil”, todos em amarelo. No canto inferior esquerdo, há as referências das imagens utilizadas e, no canto inferior direito, um símbolo de três setas em amarelo, indicando que a linha do tempo continua numa próxima imagem.

Em 1966, o Brasil criou a Campanha da Erradicação da Varíola, que tinha como objetivo principal o extermínio da doença. Esse propósito foi atingido com cerca de 100% da população vacinada, contribuindo para que o último caso da doença ocorresse em 1971. Nesse período, a humanidade viveu um acontecimento inédito: a total erradicação de um vírus em uma localidade.

Já na década de 1970, houve a implementação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), assim como a realização de campanhas nacionais de vacinação contra o sarampo e a meningite meningocócica em diversos estados brasileiros. No mesmo período, em 1977, foi concedida a aprovação do modelo da Caderneta de Vacinações, válida em todo o território nacional. Hoje, a caderneta de vacinação está dentro da caderneta infantil e todas as crianças nascidas no Brasil recebem uma gratuitamente!

O nosso querido e famoso Zé Gotinha foi criado, em 1986, pelo artista Darlan Rosa. Sem sombra de dúvidas, uma ótima “ferramenta” para auxiliar na divulgação das campanhas de vacinação e que permanece no imaginário social até os dias de hoje. Não dá para negar o quanto ele faz parte das nossas vidas, não é mesmo?

Fundo azul escuro com detalhes em branco. A imagem representa uma linha do tempo. Nela, uma linha horizontal branca é traçada no meio da imagem e, desta linha, saem duas outras pequenas na vertical, ligadas a círculos grandes, indicando os dois momentos históricos presentes. O primeiro círculo possui borda branca e, em seu interior, há uma fotografia que mostra uma multidão presenciando um pronunciamento em relação à campanha de vacinação contra a varíola que ocorria naquele local. Acima do círculo, há o texto "1970", ao seu lado, o número 3, que indica a referência da imagem e, abaixo, próximo à linha branca do centro, o texto "Campanha de Erradicação da Varíola no Brasil”, todos em amarelo. O segundo círculo possui a borda rosa e, em seu interior, o desenho do Zé Gotinha. Abaixo do círculo, há o texto "1986", ao seu lado, o número 4, que indica a referência da imagem e, acima, próximo à linha branca do centro, o texto "Criação do Zé gotinha”, todos em amarelo. No canto inferior esquerdo, há as referências das imagens utilizadas e, no canto inferior direito, um símbolo de três setas em amarelo, indicando que a linha do tempo continua numa próxima imagem.

No ano de 1999, houve a primeira Campanha Nacional Contra a Gripe, que, em um primeiro momento, foi destinada para uma população acima de 65 anos, mas ampliando seu público alvo logo em seguida. Hoje em dia, ela continua firme e forte, com a sua última campanha tendo ocorrido em 2021 e a próxima começará em breve.

Desde o final de 2019 convivemos com a pandemia de COVID-19, uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2. Os primeiros casos notificados ocorreram em Wuhan, na China, e rapidamente se espalharam pelo mundo todo. No Brasil, tivemos o primeiro caso notificado em fevereiro de 2020. Desse modo, houve uma corrida para a criação de uma vacina para essa doença!

A imunização no Brasil, apesar de turbulenta inicialmente com a demora da entrega dos imunizantes, foi se encaminhando bem. Realizada por meio de uma campanha das secretarias estaduais com o Ministério da Saúde, ela alcançou grande parte da população, com 66,74% (dado de 23/12/2021)* tendo tomado duas doses. Esperamos que você já tenha tomado a vacina e esteja de olho na dose de reforço também, hein! (E, se ainda não tomou, o que está esperando? Corre agora para o posto!)

Fundo azul escuro com detalhes em branco. A imagem representa uma linha do tempo. Nela, uma linha horizontal branca é traçada no meio da imagem e, desta linha, saem duas outras pequenas na vertical, ligadas a círculos grandes, indicando os dois momentos históricos presentes. O primeiro círculo possui borda verde e a imagem em seu interior é uma fotografia de uma mão segurando uma agulha ao lado de um braço de um homem branco de camisa preta. Acima do círculo, há o texto "1999", ao seu lado, o número 5, que indica a referência da imagem e, abaixo, próximo à linha branca do centro, o texto "Primeira Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe”, todos em amarelo. O segundo círculo possui a borda amarela e, em seu interior, há a fotografia de uma mulher negra, usando óculos e máscara de proteção facial cobrindo nariz e boca, sendo vacinada por uma mulher branca também de máscara. Abaixo do círculo, há o texto "2021", ao seu lado, o número 6, que indica a referência da imagem e, acima, próximo à linha branca do centro, o texto "Início da campanha de vacinação contra COVID-19 no Brasil”, todos em amarelo. No canto superior direito, há o texto em amarelo "E a história continua avançando cada dia mais!". Logo abaixo, uma seta fina em cinza que indica o final da linha que corta o meio da imagem. No final, três bolinhas simulam reticências. No canto inferior esquerdo, há as referências das imagens utilizadas.

E aí, gostou de saber mais sobre a história das vacinas? Então siga o perfil da Casa da Ciência da UFRJ nas redes sociais para continuar se informando sobre mais conteúdos como esse!

*Dado de: https://coronavirusbra1.github.io/

Revisão técnica: Dra. Camila Ribeiro – UFRJ

Para saber mais:

A Revolta da Vacina. Fiocruz.

Primeira Ilustração do Zé Gotinha – Por Iconografia da História

História do Zé Gotinha

Evolução da vacina no Brasil. Por Correio Braziliense

História da caderneta de saúde da criança

Vacinação no Brasil: história da vacina. Sanofi Conecta

Artigo: Campanha de Erradicação da Varíola introduziu novo conceito de ‘vigilância epidemiológica’ no Brasil

Artigo: Varíola e vacina no Brasil no século XX: institucionalização da educação sanitária

Artigo: Erradicação da varíola há 50 anos no Brasil adotou técnicas usadas até hoje

Artigo: Imunização, uma descoberta da ciência que vem salvando vidas desde o século XVIII. Instituto Butantan.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *