Floresce na Casa: Estrelítzia

Foto da flor da estrelítzia, nas cores laranja e azul, no jardim da Casa da Ciência. Ao centro, está o trecho de um poema: “Num pouso breve A vida atreve Em qualquer canto A Estrelítzia De braço aberto Chama e recanto”.

Hoje é dia de falarmos um pouco sobre essa plantinha que é muito especial e diferente, a estrelítzia. Conhecida como ave do paraíso, ela se destaca pela sua exuberante flor, que tem um formato único e encanta a todos.

A estrelítzia é uma planta herbácea que pertence à família das strelitziaceae, e a espécie que temos em nosso jardim é a Strelitzia reginae, que tem sua origem na África do Sul. Em 1770, foi introduzida na Europa e, logo depois, se espalhou pelo mundo todo. Ela pode chegar a ter até um metro e meio de altura. Suas folhas são bem exuberantes, de coloração verde-escura, que contrasta bem com suas flores coloridas.

Nome de rainha

O nome da estrelítzia foi dado em homenagem à rainha Charlotte Sophia de Mecklenburg-Strelitz, que era esposa do rei George III, da Inglaterra. Seu termo científico “reginae” vem do latim e significa “Reina”. Temos um membro da realeza em nosso Jardim!

É um pássaro? Não! É uma flor…

Ao observarmos as flores da estrelítzia, fica fácil compreender por que ela é popularmente chamada de ave do paraíso. Sua forma e sua cor lembram muito a de um pássaro super colorido, pronto para levantar voo.

Pela sua forma bem peculiar, por possuir cores incríveis e ter longa duração depois de cortada, a flor da estrelítzia é muito procurada para composições de arranjos e decorações de ambientes externos e internos. Por tudo isso, também, é intensivamente utilizada em projetos de jardins e paisagismo, além de ser extremamente atrativa para os beija-flores.

Outra curiosidade sobre essa flor linda e exuberante é que ela é considerada a flor-símbolo da cidade de Los Angeles, que fica no Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

Foto da flor da estrelítzia em destaque, com o fundo desfocado

Como cultivar e cuidar

Por precisar de muita incidência de sol, a estrelítzia se adapta muito bem ao clima e ao solo brasileiros. Embora possa estar em um local com sombra, quanto maior incidência de sol ela tiver, mais florida ficará.

Deve ser regada, diariamente, na primavera e no verão. No outono e inverno, deve-se diminuir a rega e não deixar que a terra fique encharcada, para não prejudicar suas raízes.

Pode ser plantada em vasos, que devem ser trocados sempre que necessário para continuar seu crescimento.

Para saber mais

http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A20strelitzia.html

http://www.ecologicstation.com/?p=622

https://iloveflores.com/estrelicia/

Página contendo o poema que está na arte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *