Bastidores da Ciência: O único laboratório da América do Sul credenciado à Agência Mundial Antidopagem é da UFRJ!

O esporte faz parte da vida de muitas pessoas, seja de quem acompanha ocasionalmente, até quem pratica profissionalmente. Aposto que consegue pensar em como a ciência se relaciona com os esportes, não é mesmo?! A verdade é que a ciência se relaciona com o esporte de diversas maneiras, uma delas é desenvolver mecanismos para que o esporte profissional seja praticado com o máximo de isonomia possível. Um desses mecanismos, e talvez o principal, é o controle de doping, que regula as substâncias que um atleta profissional pode ingerir, para que ele não tenha favorecimento em detrimento dos outros competidores.

E tratando desse assunto, a UFRJ e o Brasil podem se orgulhar, pois o único laboratório da América do Sul acreditado pela Agência Mundial Antidopagem (WADA) pertence ao Instituto de Química (IQ) da UFRJ e é importantíssimo para o esporte nacional, sendo o responsável por 100% dos testes realizados no Brasil, recebendo amostras também de outros países do continente. Muito legal, né?!

O Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) foi inaugurado em 1989 e tem ajudado a construir a ciência antidopagem no Brasil, desenvolvendo várias pesquisas nessa área, que é multidisciplinar e engloba temas inerentes à química analítica, toxicologia forense, biologia, farmacologia, entre outros.

Além de desenvolver projetos na fronteira do conhecimento em ciência antidopagem, o LCBD atua na formação de discentes de graduação e pós-graduação e em projetos de diferentes linhas de pesquisa, como: estudo do metabolismo de agentes dopantes, estudo do perfil hormonal endógenos, desenvolvimento de métodos de análise e dopagem genética.

Você sabe como a ciência ajuda a manter o “jogo limpo” nos esportes?

Sempre ouvimos falar sobre o exame antidoping, mas você conhece o processo e a ciência que estão por trás desse exame tão importante para o esporte?

O teste, em sua maioria, é feito com a urina do atleta, pois é por ela que são eliminadas as substâncias tóxicas ao organismo, sendo mais fácil a sua detecção. A coleta sempre é feita na presença de um responsável do evento em que o atleta está participando, para garantir mais segurança ao processo.

A maioria dos testes envolve a técnica de cromatografia acoplada à espectrometria de massas, porém, outras técnicas, como eletroforese em gel e diferentes tipos de imunoensaios, também podem ser utilizadas.

Vimos até aqui que a ciência antidopagem é uma área extremamente desafiadora e instigante. Mas sabia que ela é considerada uma ciência forense? Pois é! E esse é um dos motivos dos pesquisadores se interessarem e trabalharem nessa área.

Relação com a sociedade

Além de tudo que vimos até aqui, o LBCD atua fortemente na área de educação antidopagem. Seus representantes já ministraram diversas palestras e cursos sobre o tema em instituições de ensino médio e superior e promovem visitas técnicas para alunos da rede pública e privada de ensino.

O laboratório e a Olimpíada Rio 2016

O laboratório já participou e participa de diversos eventos esportivos importantes, mas, com certeza, os Jogos Olímpicos merecem destaque. O LBCD foi o responsável pelos testes de todos os atletas que participaram da Olimpíada em 2016, sendo fundamental para sua realização aqui no Rio, além de ser o representante da UFRJ!

Laboratório parceiro

O LBCD tem uma parceria com a Casa através do seu coordenador, que ministrou uma palestra em nosso ciclo “Tabela Periódica para Poetas”, em 2019.

Equipe Laboratório de Controle de Dopagem

O LBCD é coordenado pelos professores Henrique Pereira e Monica Padilha, do Departamento de Química Analítica do IQ/UFRJ. O laboratório conta, também, com a participação da professora Luciana Pizzatti, do Departamento de Bioquímica do IQ/UFRJ, e de 32 servidores lotados no IQ/UFRJ.

Se liga no Bastidores da Ciência

Conhecemos mais um incrível laboratório da UFRJ, mas ainda não acabou! Fica ligado que ainda passarão muitos outros super laboratórios por aqui. Visite nossas páginas do Facebook, Instagram e Twitter, que postamos todas as novidades por lá. Ah, aproveita para visitar o site e o Facebook do laboratório, que têm muita coisa legal. Afinal #pratudonavidatemlaboratório.

Um comentário