3 filmes e 1 série para maratonar na Semana do Meio Ambiente!

Arte com o fundo azul e quatro círculos com cenas dos filmes: O menino que descobriu o vento, WALL-E, O Lorax: em busca da trúfula perdida e Aruanas. A imagem inclui a ilustração de uma câmera de filmagem.

Fim de semana chegando e, já que a vibe é ficar em casa, que tal maratonar filmes com a criançada ou assistir a uma série super bacana? E, para comemorar a Semana do Meio Ambiente, nada melhor do que trazer esse tema para ilustrar nosso cinema em casa. Dá só uma olhada nas sugestões que separamos para você!

WALL-E (Livre)

(2008) 1h 37min / Animação, Aventura, Ficção científica, Fantasia

Uma animação para adultos e crianças! WALL-E é um robozinho que está em um planeta Terra devastado pelo lixo e pela poluição atmosférica, que fizeram com que a humanidade fosse viver em uma nave, para que, depois de um período de limpeza feita por robôs, pudesse voltar. Porém, muitos anos além do planejado se passaram e, agora, existe apenas WALL-E solitário, na companhia de uma baratinha. Até que, um dia, sua rotina muda, com a chegada de um novo robô super moderno: EVA.

Não vamos nos alongar na história que é MARAVILHOSA para evitar #spoiler! Mas o filme mostra como a falta de cuidado com o planeta tornou a Terra inóspita. É uma ótima reflexão sobre nosso modo de vida, feita de forma bastante sutil. Por isso, é muito interessante para os pequenos, pois conseguem entender o que aconteceu. É legal, ao final, fazer perguntas sobre o que eles perceberam e você vai se surpreender!

O Lorax: em busca da trúfula perdida (Livre)

(2012) 1h 27min / Animação, Comédia, Família

“(…) Em Theedville o ar é meio ruim, mas dá pra comprar: é tão fácil assim! E satisfeitos, vão ficar sim! (…)”. Opa! Já deu pra perceber que a gente aqui é fã mesmo, né? Árvores de plástico, comida que não é natural, ar para comprar… Essas e muitas outras questões são trazidas à tona, nessa animação, levando os pequenos (e nós, também) a pensar muito sobre o meio ambiente e nossa relação com ele! Baseado no livro The Lorax, do Dr. Seuss, é um filme super bacana e com muita música, para assistir com a garotada e passar o resto do dia pensando no que a humanidade vem fazendo com o meio ambiente!

O menino que descobriu o vento (12+)

(2019) 1h 53min / Drama

O menino que descobriu o vento é um filme original Netflix, dirigido e estrelado por Chiwetel Ejiofor e originado pelo livro homônimo de Bryan Mealer. Conta a história real de William Kamkwamba (Maxwell Simba), que vive em um vilarejo no Malauí, em uma comunidade agrícola. Seus pais, ainda que com sacrifício, conseguem custear seus estudos, porém, quando o governo começa a comprar as terras próximas e derrubar árvores em “prol” do desenvolvimento industrial, os agricultores passam a ter grandes problemas em relação às condições climáticas locais. Por isso, os pais de William não conseguem mais pagar seus estudos, pois os problemas climáticos afetam suas plantações. Mas William continua frequentando as aulas de ciências escondido e descobre que pode ajudar seu vilarejo através da energia eólica.

Mas chega de spoilers! Não vamos contar mais sobre o filme, senão não tem graça. Não deixem de assistir, pois é super bacana!

E que tal uma série?

Aruanas (16+)

(2019) 1a temporada – 52min / Drama, Suspense

Aruanas é uma série em 10 episódios, com produção da Rede Globo, com um elenco protagonizado por mulheres maravilhosas: Debora Falabella, Taís Araújo, Camila Pitanga e tantos outros nomes. A série retrata a história de uma ONG fundada por três amigas, que embarcam para Cari, para investigar crimes ambientais relacionados a uma mineradora, em uma área de reserva indígena no meio da Amazônia. Diante de conflitos pessoais das protagonistas, elas lutam para proteger a reserva e divulgar o nome das pessoas envolvidas com a contaminação das águas e do desmatamento ilegal.

Vale a pena reservar umas horinhas pra assistir a essa história incrível e tão atual!

Consultoria: Juliene Lemos Saback

Geógrafa (UERJ) e Especialista em Educação e Divulgação Científica (IFRJ).

2 comentários

  1. Ótimas dicas para maratonar fim de semana. Adoro as 3 indicações claro né, foi selecionado pela pesquisadora Juliene, muito capacitada sobre a temática escolhida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *