Ciência dá samba!

A arte apresenta o texto: “É tempo de sonhar... É tempo de alquimia. Querer chegar à perfeição com tecnologia”. Ao lado, uma foto mostra duas crianças diante de uma mesa, cheia de adereços de Carnaval. Acima, há uma circunferência vermelha, com o desenho de uma casa. Abaixo, mais duas fotos: uma apresenta Einstein (ator Carlos Palma) conduzindo “A máquina do tempo”. A outra traz uma pirâmide humana, com várias pessoas azuladas, em diferentes poses. No canto inferior direito, há uma circunferência azul, onde está escrito 25 anos, e o logo da Casa da Ciência.
 O sonho da criação e a criação do sonho: a arte da ciência no tempo do impossível (versos samba-enredo G.R.E.S. Unidos da Tijuca, 2004). Primeira foto: Portinari nos Ateliês do Samba, 2003. Segunda foto: A máquina do tempo, G.R.E.S. Unidos da Tijuca, 2004. Terceira foto: O carro do DNA, G.R.E.S. Unidos da Tijuca, 2004. Acervo: Casa da Ciência.

As escolas de samba guardam muitos segredos na produção do Carnaval, para surpreender e brilhar na Passarela do Samba. Poucos se dão conta de que um dos maiores espetáculos da Terra envolve muita técnica, ciência e arte, além do trabalho e suor de muitos profissionais anônimos.

Para mostrar esse universo, em 2003, realizamos a exposição Portinari nos Ateliês do Samba, com o Projeto Portinari e o G.R.E.S. Paraíso do Tuiuti, sobre o processo de produção do desfile que homenageou o artista na Avenida. Na Casa, os visitantes se encantaram com os croquis e protótipos de fantasias, além de réplicas digitais dos quadros de Portinari e fotografias com imagens do barracão da Escola.

Desse encontro, nasceu a parceria com o carnavalesco Paulo Barros, mas, dessa vez, na pesquisa e na elaboração dos enredos de 2004 e 2005, para o G.R.E.S. Unidos da Tijuca, unindo arte e ciência. E, assim, em 2004, desenvolvemos o enredo O sonho da criação e a criação do sonho: a arte da ciência no tempo do impossível. No desfile, uma máquina do tempo viajou, entre ficção e realidade, para revelar o desejo do homem de alcançar as profundezas dos mares, outros planetas, o interior do corpo humano… E mostrou como a imaginação humana se antecipou a muitas de suas invenções, como o submarino, a astronave etc. Vários cientistas vieram, especialmente, para desfilar na Sapucaí, inclusive Roald Hoffmann, Prêmio Nobel de Química. Foi um sucesso! A Unidos da Tijuca levou o título de vice-campeã do Carnaval de 2004. Show, né?!

Esse esforço conjunto se desdobrou na exposição Ciência dá Samba?, exibida na Casa, em 2004, com apoio das fundações José Bonifácio e José Pelúcio Ferreira, entre outras instituições. No ano seguinte, foi montada na Expo-Interativa Ciência para Todos, durante o IV Congresso Mundial de Centros de Ciência, no Riocentro, e no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu. Sempre recheada de atividades interativas! O público pôde ver de perto as fantasias e parte das alegorias que surpreenderam a Marquês de Sapucaí!

Já em 2005, desenvolvemos o enredo Entrou por um lado, saiu pelo outro… Quem quiser que invente outro. Uma incrível jornada pela imaginação, inspirada no Dicionário dos Lugares Imaginários, de Alberto Manguel e Gianni Guadalupi, para mostrar os mais diferentes mundos da fantasia e da aventura. Na Avenida, D. Quixote abriu alas para o País das Maravilhas, o Sítio do Pica-Pau Amarelo, o Mundo de Oz, a Atlântida, o Castelo do Drácula, o Planeta dos Macacos, a Terra de Macunaíma… Sensacional!!! E, mais uma vez, a Unidos da Tijuca foi vice-campeã!

Então, que assunto você levaria para a Passarela do Samba? Como?

Siga nossos posts históricos todas as segundas-feiras.

Referências:

Publicações, relatórios e documentos do acervo do Projeto Memória da Casa da Ciência da UFRJ.

Acesse:

– “Ciência dá Samba?”

Ciência dá Samba? (parte 1) – YouTube

– “Portinari nos Ateliês do Samba”