Nossas publicações!!!

Que tal uma boa leitura!?

Você conhece nossas publicações? Nada como um bom livro, não é mesmo!? Além disso, eles deixam marcas por longo tempo.

Hoje, com a Internet, o livro eletrônico e os novos formatos de leitura online vêm crescendo e os intercâmbios científicos ocorrem em um ritmo alucinante, em todas as áreas. Produz-se conhecimento como nunca! Mas tem muita gente dando pitaco em assunto sério, sem o devido preparo. Se você não quer “comprar gato por lebre”, deve ler, pesquisar, comparar ideias…

Então, tornar a informação científica acessível a todos é o nosso trabalho. Também cooperamos com instituições afins, com o intuito de ampliar e fortalecer a popularização da ciência no país. Para tanto, buscamos publicar conteúdos de qualidade, em diferentes temas e formatos.

E, assim, em 1996, lançamos nossa primeira publicação: Educação em Bytes, com um resumo das palestras realizadas durante as edições da exposição Educação em Bytes – Mostra de Softwares Educacionais (1995 e 1996), sobre o uso da informática na educação. Em tempos de pandemia e tarefas remotas, esse debate continua super atual!

Já o Catálogo de Centros de Divulgação Científica surgiu com o objetivo de reunir dados sobre as instituições de divulgação científica nacionais e estrangeiras. O primeiro da série foi publicado em 1998.

A ideia ganhou o formato de um guia de Centros e Museus de Ciência do Brasil (2005), editado em parceria com a Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) e o Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e do CNPq. As atualizações de 2009 e 2015 indicam que o Brasil tem centenas de museus e centros de ciência, zoológicos, jardins botânicos, planetários, aquários… Essas informações encontram-se, também, no Guia de Centros e Museus de Ciências da América Latina e do Caribe (2015), uma parceria com o Museu da Vida/Fiocruz e a Red POP. Se você é daqueles que ama pôr o pé na estrada, não deixe de baixar esses guias nos links ABCMC » Publicações e Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e do Caribe (fiocruz.br).

No empenho de investigar e discutir as inovações no campo da divulgação científica, colaboramos com a produção do livro Implantação de Centros e Museus de Ciência (2002), que reúne textos dos palestrantes do Seminário Internacional de Implantação de Centros e Museus de Ciência (1999), realizado no Rio de Janeiro, em mais uma parceria com o Museu da Vida/Fiocruz.

A série de livros Terra Incógnita, realizada com o apoio da Fundação Vitae e da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), amplia a reflexão sobre o significado da divulgação científica, explorando novos temas e enfoques. Organizada por Luisa Massarani, Ildeu de Castro Moreira e Fatima Brito, apresenta quatro volumes: Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil (2002), A Divulgação da Ciência como Literatura (2003), O Pequeno Cientista Amador (2005) e Terra Incógnita: a interface entre ciência e público (2005).

Em outro formato, a Revista Ciência para Poetas reúne artigos dos palestrantes de ciclos realizados, além de poesias, quadrinhos, entrevistas, educação, arte e ciência, em um só lugar! Geologia (2008) e Nuclear (2010) são os primeiros números dessa série editorial que busca despertar o prazer em conhecer e explorar as infinitas possibilidades de leitura sobre os temas abordados.

Já os livretos Fósseis? Rochas? Minerais? (2007) e Quanta Energia! (2010) foram criados, especialmente, para servir de apoio a professores do ensino fundamental e médio, sobre temas expositivos, e editados em parceria com as entidades envolvidas e o Instituto Ciência Hoje.

A Casa contribui, também, com a produção editorial de outras instituições, como o Caderno Investigação no Campo das Ciências da Natureza, da Série Cadernos Pedagógicos, produzida pelo Programa Mais Educação/SECAD/MEC (2010) e direcionada a professores e profissionais da rede pública de ensino.

O livro Ciência em Foco: pensar com o cinema (vol. II, 2013), organizado por Gabriel Cid de Garcia, reúne artigos de palestrantes das sessões do cineclube da Casa, para aprofundar e difundir as temáticas apresentadas.

Em 2020, lançamos duas publicações online: a história em quadrinhos Cai neurônio na prova??, que surgiu a partir das últimas exposições sobre o corpo humano, com uma linguagem leve e acessível, voltada ao público infanto-juvenil.

E, para fechar o ano, uma edição comemorativa repleta de histórias e ilustrações! Afinal, completamos 25 anos! Ao longo de 2020, convidamos vários personagens, artistas e cientistas, para a festa de aniversário e, em forma de posts, relembramos o papel de cada um em nossa trajetória. Em #ÉFestanaCasa! 25 anos, você pode conferir a animação desse grande encontro, que teve a presença de Juliano Moreira, Einstein, Santos Dumont, Fayga, Portinari e vários outros personagens curiosos. Uma festa de outro mundo!!! Mas cheia de informações interessantes. Confira em nosso blog!

Siga nossos posts históricos todas as segundas-feiras.

Publicações, relatórios e documentos do acervo do Projeto Memória da Casa da Ciência da UFRJ.

Acesse:

Centro de Museus de Ciência do Brasil (ufrj.br)

Série Terra Incógnita (ufrj.br)

Caminhos da divulgação científica no Brasil… – Juntos na Casa (wordpress.com)