Clube dos Descobridores!

Galeria de fotos: no 1º post, há três imagens: uma sala com crianças sentadas, mesas de computadores, pufs coloridos, quadros na parede e, acima, se sobrepõe uma circunferência vermelha, com o desenho de uma casa; na segunda imagem, três crianças estão em frente ao computador e a uma estante. Na terceira, crianças vestidas com avental, lenço e touca fazem massa de macarrão. O 2º post mostra mais três fotos: um jovem faz uma experiência, com um prego amarrado a um fio, próximo a uma criança; na segunda, uma criança está desenhando um mangá; na terceira, um inseto está sobre uma lâmpada de jardim. O 3º post mostra três desenhos coloridos: o primeiro ilustra um homem dormindo, enquanto está sendo picado por um barbeiro; no segundo, um homem está olhando em um microscópio; o terceiro retrata a frente da sala do Clube dos Descobridores, com duas pessoas, cadeira, almofada e um puf. O último post exibe mais três desenhos coloridos: o primeiro traz a vida no fundo do mar, com tubarões, lula, água viva etc. O segundo é do equipamento Girotec, com dois círculos coloridos e uma pessoa dentro. O último demonstra uma fileira de flores coloridas. Ao lado esquerdo, há uma circunferência vermelha, com o desenho de um lápis. Todos os posts trazem o logo da Casa e o selo de 25 anos.
Primeira foto: Sala do Clube dos Descobridores, s/d. Segunda: Sala do Clube dos Descobridores, s/d. Terceira: Oficina “O macarrão”, 2011. Acervo: Casa da Ciência/UFRJ.
Primeira foto: Experiência com eletromagnetismo, 2011. Segunda: Juliana de Paula, 11 anos, projeto “Cultura japonesa”, 2011.Terceira: Emanuelle, 10 anos, projeto “Os insetos”, 2013. Acervo: Casa da Ciência/UFRJ.
Primeira foto: “O ataque noturno!”, Ralph, 14 anos, s/d. Segunda: Daniel Rodrigues, 12 anos, s/d. Terceira: “Espaço do Clube”, desenho de Darlos, 11 anos, s/d. Acervo: Casa da Ciência/UFRJ.
Primeira foto: André, 11 anos, s/d. Segunda: Pedro Renato, 6 anos, 2002. Terceira: Ana Clara, 4 anos, s/d. Acervo: Casa da Ciência/UFRJ.

Um clube de ciência para chamar de seu!

Pense em um espaço cuja proposta é explorar o mundo da ciência, através de oficinas, vídeos e filmes. Equipado com TV, computadores, acesso à Internet, infoteca, videoteca e biblioteca… Um lugar para crianças e jovens, com muita descoberta e diversão!

Pois é, esse espaço surgiu, de forma experimental, em 2001, quando computador e Internet eram privilégios para poucos. Logo, tornou-se um lugar de inclusão ao universo da informática, atraindo grupos escolares, filhos(as) de trabalhadores do entorno e seus familiares, pessoas da terceira idade, meninos(as) em situação de rua, além de pessoal terceirizado da Casa e da UFRJ, como, por exemplo, segurança e limpeza.

Depois, chegou Daniel Schorr, animador brasileiro, premiado, integrante do Anima Mundi e do National Film Board of Canada, e nos instigou a promover oficinas de videoanimação. Isso foi o pontapé para a melhor estruturação do nosso Clube dos Descobridores, com apoio do CNPq e da Fundação José Bonifácio (FUJB), que foi reaberto ao público, em 2005.

O Clube tornou-se um espaço de grande aprendizado para estudantes de diversas unidades da UFRJ, incorporados por meio de bolsas da universidade, e com o trabalho de alguns voluntários. Como mediadores, tinham o papel de atiçar a curiosidade da meninada, contribuir com a concepção de oficinas temáticas, auxiliar nas pesquisas propostas pelos participantes e sistematizar ideias espontâneas. Uma experiência e tanto!

Ao longo dos anos, o Clube foi se reinventando, incluindo novas atividades, a partir das demandas de seus sócios permanentes, um grupo de crianças e jovens que buscavam o espaço diariamente. Assim, não faltou animação nos passeios a outros espaços culturais, em oficinas, experimentos e outros projetos investigativos.

Dava gosto de ver as crianças sempre rindo, estudando, pesquisando nos computadores ou fazendo experiências, se espalhando pela Casa e descobrindo o mundo!!! Imagina a alegria em pesquisar a vida dos insetos, descobrir como funciona o eletromagnetismo ou como é feito o macarrão!

Mas o espaço tornou-se pequeno para as demandas do público e acabou, também, por limitar a entrada de novos sócios. Suas atividades foram suspensas para um futuro retorno, pois almejamos um Clube que possa receber muito mais sócios. O que você acha? Que tipo de clube gostaria de frequentar na Casa?

Siga nossos posts históricos todas as segundas!

Referências:

Perfil das crianças e famílias do Clube dos Descobridores da Casa da Ciência (Adriani Pinheiro Freire, 2011).

Relatórios e documentos do Acervo do Projeto Memória da Casa da Ciência.

Acesse:

catalogo Anima Mundi 2008 by Anima Mundi – issuu