Se você respondeu 80 mil, em média, acertou! Aliás, a vida nas colmeias é super organizada! Afinal, esse é o lugar onde essas espécies sociais se abrigam, se reproduzem, produzem e estocam seu precioso alimento, que é o mel. Trabalhadoras incansáveis, as abelhas operárias convivem com a abelha-rainha e uma parcela de zangões. Nas colmeias, todos têm suas funções bem definidas! Continue a pesquisar por aqui, você vai se encantar cada vez mais com essa história!
https://www.nationalgeographicbrasil.com/abelhas
https://www.biologianet.com/biodiversidade/abelhas.htm
Em agosto de 2004, a Casa da Ciência recebeu a exposição Baratas & Afins: O Notável Mundo dos Insetos, com animais vivos, como o bicho-pau e as borboletas, que se misturavam a terrários e grandes esculturas de insetos, para desmistificar os preconceitos socioculturais dominantes, que relegam os insetos a uma espécie biológica inferior, passíveis de exterminação e desnecessários à vida humana e aos ecossistemas.
O portal de entrada da exposição valorizava a barata como a “rainha dos insetos”, pelas suas qualidades e resistência biológica, apesar da forte repulsa que sofre por parte da maioria das pessoas. Passar por uma sala com centenas de baratas e atravessar uma cortina de baratas era para corajosos(as)!!
E o borboletário? Acompanhar os diversos estágios de desenvolvimento desses lindos insetos, também conhecidos como panapanãs, e ver seu nascimento foi MÁGICO! Construído dentro do nosso jardim, ele abrigava diversas espécies de borboletas, que exibiam seu colorido exuberante ao público.
Dentro do olho da mosca, uma grande escultura cenográfica instigava a pensar sobre seu multifacetado funcionamento, assistir aos vídeos e bater um bom papo no final.
Você sabe o que é um inseto social? A nossa pergunta de hoje é sobre um deles. Estruturas de ferro que representavam a colmeia e o cupinzeiro estimulavam a conhecer o mundo das abelhas e cupins presentes em grandes esculturas. Vamos ver quem acerta!
Quer pesquisar sobre o mundo dos insetos e das abelhas? Acesse esses links!
https://www.nationalgeographicbrasil.com/abelhas
https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2017/10/o-que-acontece-se-abelhas-desaparecerem
https://www.bbc.com/portuguese/geral-40220606
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/insetos.htm
https://www.bbc.com/portuguese/geral-51155061
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2194/os-insetos-e-seus-diferentes-aparelhos-bucais
Que tal visitar um borboletário? Passando a pandemia, você pode conhecer alguns existentes no Brasil.
O espaço
https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-de-parques-e-zoobotanica/jardim-zoologico/borboletario
E nada mal assistir a filmes como: “Vida de Inseto”, “Bee Movie – A história de uma abelha”…