Que tal visitar uma exposição com seus alunos sem sair de casa?

Então, venham com a gente descobrir:“Cadê a Química?”

Fotografia de uma menina de costas, em frente ao computador, participando da visita virtual à exposição "Cadê a Química?", com seus quatro colegas de turma, que aparecem na tela em um chat online.

Olá, professor, a química está tudo, não é mesmo? Dentro de nós, nos elementos que nos cercam e em cada pequena atividade que realizamos no dia a dia. Ainda que a gente não consiga perceber, há um mundo de moléculas interagindo umas com as outras, durante todo o tempo, permitindo e facilitando a nossa existência.

A exposição “Cadê a Química?“, apresentada em 2012, na Casa da Ciência, está disponível virtualmente! É só acessar pelo link https://www.eravirtual.org/cadeaquimica/.

Que tal visitá-la com a turma? Ela pode auxiliar o grupo a olhar de maneira diferente os elementos do seu entorno, despertando a curiosidade e possibilitando novas descobertas. Além disso, sugerimos algumas atividades para tornar a experiência e o aprendizado ainda mais divertidos e enriquecedores, levando seus alunos a “compreenderem a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive” (PCN Ciências da Natureza, p. 31).

Vamos lá?

Área de conhecimentoCiências da Natureza
Componente curricularCiências
Objetivos do ensino– Observar o mundo a sua
volta e fazer perguntas;

– Propor hipóteses;

– Planejar e realizar atividades
de campo (experimentos, observações, leituras, visitas, ambientes virtuais etc.);

– Aprimorar seus saberes e incorporar, gradualmente e
de modo significativo,
o conhecimento científico;

– Organizar e/ou extrapolar conclusões.
Unidade
temática
Matéria e Energia
Objetivos do
conhecimento
– Características dos materiais;

–  Misturas;

– Transformações reversíveis e não reversíveis;

– Estrutura da matéria.

Sugestões para explorar:

1) Compartilhe com os seus alunos a nossa exposição virtual “Cadê a Química?”. Combinem de acessar. Vocês podem fazer esse tour juntos também!

• Para enriquecer a experiência e aproveitarem ao máximo, antes da visita virtual, pergunte se eles conhecem a Casa da Ciência. Explique que se trata de um centro cultural de ciência e tecnologia da UFRJ, atualmente fechado por conta da pandemia, mas que, com o objetivo de popularizar a ciência, recebe exposições temporárias sobre o tema. Vocês podem seguir as nossas redes sociais, enquanto não retornamos presencialmente. Estamos preparando muitas atividades especialmente para vocês, por aqui mesmo!
  • Questione seus alunos sobre química e ciência. O que será que eles sabem sobre elas? Será que eles pensam que só existe ciência e química em laboratórios ou na escola? Como será que ela está presente em nosso dia a dia? Aproveite para conversar sobre o funcionamento de elementos do cotidiano: como será que o fogo acende? Por que o bolo cresce? Por que utilizamos detergente para lavar a louça? Estimule que pesquisem essas e outras questões, compartilhando com os colegas por meio de diferentes linguagens (oral, desenho, esquema, textos, entre outros).

2) Após todos terem conhecido a exposição virtual, conversem sobre o que acharam: o que mais chamou atenção, o que descobriram de novo, sobre o que mais ficaram curiosos? Compartilhem com a gente!

3) Em nosso blog, disponibilizamos um caça-palavras muito legal! Com ele, seus alunos podem descobrir alguns elementos que fazem parte do cotidiano, aprendendo um pouco mais, de um jeito muito divertido e desafiador. Acesse aqui: https://juntosnacasadaciencia.wordpress.com/2020/07/22/voce-sabia-que-podemos-encontrar-quimica-em-todo-lugar-inclusive-em-casa/

4) Deseja explorar ainda mais esse conteúdo com a turma? Que legal! Olha só o material que selecionamos. Ele pode oferecer novos recursos e fomentar ideias a serem desenvolvidas interdisciplinarmente.

Protocolos experimentais – Laboratório na cozinha

Ciência Hoje das Crianças – Química

Protocolo experimental – Fermentação

A química no nosso dia a dia: Química para crianças! (Cícera Luciana Rodrigues dos Santos
e João Roberto Ratis Tenório da Silva, 2014).

Livro A QUÍMICA PERTO DE VOCÊ

Não esqueça de compartilhar com a gente as atividades realizadas, pode ser pelo e-mail juntosnacasa@casadaciencia.ufrj.br ou em nossas redes sociais. Vamos adorar saber tudo o que rolou nas atividades e as descobertas que fizeram!