Um clube de ciência para chamar de seu!
Pense em um espaço cuja proposta é explorar o mundo da ciência, através de oficinas, vídeos e filmes. Equipado com TV, computadores, acesso à Internet, infoteca, videoteca e biblioteca… Um lugar para crianças e jovens, com muita descoberta e diversão!
Pois é, esse espaço surgiu, de forma experimental, em 2001, quando computador e Internet eram privilégios para poucos. Logo, tornou-se um lugar de inclusão ao universo da informática, atraindo grupos escolares, filhos(as) de trabalhadores do entorno e seus familiares, pessoas da terceira idade, meninos(as) em situação de rua, além de pessoal terceirizado da Casa e da UFRJ, como, por exemplo, segurança e limpeza.
Depois, chegou Daniel Schorr, animador brasileiro, premiado, integrante do Anima Mundi e do National Film Board of Canada, e nos instigou a promover oficinas de videoanimação. Isso foi o pontapé para a melhor estruturação do nosso Clube dos Descobridores, com apoio do CNPq e da Fundação José Bonifácio (FUJB), que foi reaberto ao público, em 2005.
O Clube tornou-se um espaço de grande aprendizado para estudantes de diversas unidades da UFRJ, incorporados por meio de bolsas da universidade, e com o trabalho de alguns voluntários. Como mediadores, tinham o papel de atiçar a curiosidade da meninada, contribuir com a concepção de oficinas temáticas, auxiliar nas pesquisas propostas pelos participantes e sistematizar ideias espontâneas. Uma experiência e tanto!
Ao longo dos anos, o Clube foi se reinventando, incluindo novas atividades, a partir das demandas de seus sócios permanentes, um grupo de crianças e jovens que buscavam o espaço diariamente. Assim, não faltou animação nos passeios a outros espaços culturais, em oficinas, experimentos e outros projetos investigativos.
Dava gosto de ver as crianças sempre rindo, estudando, pesquisando nos computadores ou fazendo experiências, se espalhando pela Casa e descobrindo o mundo!!! Imagina a alegria em pesquisar a vida dos insetos, descobrir como funciona o eletromagnetismo ou como é feito o macarrão!
Mas o espaço tornou-se pequeno para as demandas do público e acabou, também, por limitar a entrada de novos sócios. Suas atividades foram suspensas para um futuro retorno, pois almejamos um Clube que possa receber muito mais sócios. O que você acha? Que tipo de clube gostaria de frequentar na Casa?
Siga nossos posts históricos todas as segundas!
Referências:
Perfil das crianças e famílias do Clube dos Descobridores da Casa da Ciência (Adriani Pinheiro Freire, 2011).
Relatórios e documentos do Acervo do Projeto Memória da Casa da Ciência.
Acesse:
https://www.clubesdeciencia.com.br/
https://www.youtube.com/c/ClubesdeCiênciaBrasil/
https://www.clubesdeciencias.com/
https://novaescola.org.br/conteudo/1157/o-barato-do-clube-de-ciencias