SELEÇÃO SUPLEMENTAR PARA MEDIADORES BOLSISTAS – 2023

Imagem de divulgação da seleção de mediadores bolsistas. Imagem de fundo azul com detalhes de desenhos em branco simbolizando diversas áreas da ciência. Na parte superior, centralizado, em letras brancas e azuis e com o fundo em amarelo, o texto “Que tal atuar como mediador na exposição futuros da Baía de Guanabara?”; no subtítulo, o texto “Chamada para mediadores bolsistas. Vagas para estudantes de graduação da UFRJ”. No canto superior direito, a palavra “Seleção!”, em laranja, com o fundo branco envolvido por um círculo. No canto inferior esquerdo, em letras amarelas e brancas e em um fundo laranja, o site para inscrição da seleção: https://juntosnacasa.casadaciencia.ufrj.br/ e o prazo: até 10/03/23. No canto inferior direito, em um fundo branco, há a logo do Fórum de Ciência e Cultura e da Casa da Ciência. Fim da audiodescrição.

Atenção estudantes de graduação da UFRJ!!!!

Se você quer atuar como mediador ou mediadora bolsista da Casa da Ciência da UFRJ, seu momento chegou!!! 🥳🥳

A exposição: “Futuros da Baía de Guanabara: Inovação e Democracia Climática”, desenvolvida pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, está chegando e você pode atuar nela! O(a) estudante participará como mediador(a) nas atividades de popularização da ciência na exposição, atuando diretamente com o público visitante, no intuito de provocar diálogos sobre a ciência e a sua influência no nosso cotidiano. Se liga nas informações dessa seleção a seguir:

Informações gerais sobre a bolsa:
Valor: R$ 400,00
Carga horária: 20 horas semanais (dentro dos turnos pré-estabelecidos). Lembrando que a Casa da Ciência funciona aos finais de semana e feriados.

G1 – terças, quintas e sábados – das 08h30 às 14h30 (2 VAGAS)

G2 – terças, quintas e sábados – das 14h às 20h (3 VAGAS)

G3 – quarta e sexta – das 8h30 às 14h30 e domingos das 9h30 as 15h30 (1 VAGA)

G4 – quarta e sexta – das 14h às 20h e domingos das 10h às 16h (SOMENTE CADASTRO DE RESERVA)

G5 – quarta, sexta e sábado, das 8h30 às 14h30 (1 VAGA)

G6 – quarta, sexta e sábado , das 14h às 20h (1 VAGA)
Habilidades desejadas: interesse e participação prévia em ações de popularização da ciência
Local de atuação: PRESENCIALMENTE na Casa da Ciência da UFRJ – Rua Lauro Müller, 3, Botafogo, RJ (atrás do shopping Rio Sul).

Atividades a serem desenvolvidas:
. Mediação nas atividades e exposições da Casa da Ciência
. Desenvolvimento de atividades para popularização da ciência

Pré-requisitos para a inscrição nesta seleção:
a) Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) em curso de graduação da UFRJ, inscrito(a) em disciplinas, cursando, pelo menos, o 3º (terceiro) período letivo da estrutura curricular recomendada;
b) Não possuir outra bolsa concedida pela UFRJ, exceto as de programas assistenciais da universidade, nem mesmo outra de qualquer agência de fomento, enquanto durar a vigência da bolsa;
c) Não possuir vínculo de emprego formal enquanto durar a vigência da bolsa;
d) Possuir disponibilidade de atuação nos dias e horários no grupo escolhido;
e) Manter seus dados atualizados, incluindo a conta bancária, no SIGA;
f) Cumprir as atividades descritas em seu plano de trabalho, bem como seguir as orientações de seu(sua) coordenador(a);
g) É obrigatória a participação em uma reunião mensal a ser realizada na primeira segunda-feira de todos os meses durante a vigência da bolsa, em horário a definir com o grupo;
h) É obrigatória a participação de todos(as) os(as) bolsistas nas capacitações a serem desenvolvidas para as atividades e exposições.

Vigência:
A bolsa terá vigência de março de 2023 a maio de 2023. Ou seja, após a divulgação do resultado, o início é imediato.

A presente seleção possui 3 etapas e é IMPRESCINDÍVEL participar de todas elas para concorrer às bolsas. São elas:

ETAPA 1  (CLASIFICATÓRIA E ELIMINATÓRIA)-  Você deve preencher este formulário e enviar os seguintes documentos para o e-mail: bolsistas@casadaciencia.ufrj.br:
1) Histórico atualizado;
2) Currículo Lattes ou Vitae.
ETAPA 2 – (CLASSIFICATÓRIA E ELIMINATÓRIA) Você deverá participar do curso de capacitação que ocorrerá entre os dias 13 a 20 de maio de 2023 e cumprir, ao menos 75% dele (abaixo segue o cronograma). Todos(as os(as) inscritos(as) que cumprirem de forma correta a Etapa 1, receberão o e-mail com o link de acesso para a capacitação no dia 13/03, pela MANHÃ.
ETAPA 3 (CLASSIFICATÓRIA E ELIMINATÓRIA) – Entrevista a realizar-se no dia 16/03, no período da manhã, de forma virtual.

CRONOGRAMA DA CAPACITAÇÃO
Segunda, dia 13/03/23 – das 14h às 16h – modalidade: virtual
Terça, dia 14/03/23 – das 14h às 16h – modalidade: virtual
Quarta, dia 15/03/23 – das 14h às 16h – modalidade: virtual