Chamada para vaga de iniciação científica

Chamada para vaga de iniciação científica. A imagem é composta de um fundo amarelo com um retângulo estilizado em azul claro, no centro. Dentro dele, está escrito em letras brancas e amarelas: “Que tal participar de um projeto de iniciação científica que envolve divulgação científica, mídias sociais e temas de saúde??”. No canto direito superior, a palavra “Seleção!” em rosa, dentro de um círculo estilizado em branco. Na parte inferior esquerda, há um retângulo estilizado azul escuro, com o texto em amarelo: “Inscrições até 04/02/22”. Ao lado, à direita, estão as logos da FAPERJ e da Casa da Ciência da UFRJ em um fundo branco.

🗣🗣Atenção, estudantes de graduação!!! Tem novidade na área! Se você tem interesse na área de divulgação científica sobre temas de saúde nas mídias sociais e quer participar de um projeto de iniciação científica: chegou a sua hora!!

Inscreva-se no projeto “Diálogos em saúde: caminhos para a popularização da ciência” e participe conosco. As inscrições estão abertas até 04 de fevereiro de 2022. Ficou interessado(a)? Confira abaixo mais informações sobre o projeto, a carga horária e o processo seletivo.

O que é o projeto?

A Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro é um centro de popularização da ciência que explora diversas áreas do conhecimento, por meio de exposições, oficinas, ciclos de palestras, cursos, workshops, audiovisual, artes cênicas, publicações, turismo científico, entre outras ações. O grande desafio é estimular o público a fazer suas próprias descobertas, em atividades que o convidem a formular perguntas, buscar respostas e aguçar a curiosidade. Nesse sentido, buscamos realizar atividades para diversos tipos de público, desde crianças até idosos.

Este projeto tem como proposta a criação de conteúdos relativos a temas de saúde para as mídias sociais digitais da Casa da Ciência da UFRJ, bem como a análise sobre como esse conteúdo está sendo consumido pelo público.

Mas como isso será feito? A/o estudante participante participará da criação e avaliação de conteúdos sobre saúde para as mídias sociais da Casa. Os resultados serão analisados no intuito de avaliar os impactos da ação, em termos de aceitação do público, bem como para aprimorar as ações a serem desenvolvidas no próprio projeto. Para tanto, serão levantados que tipos de publicações e/ou atividades geram mais interesse e interação. Consideramos que o interesse e a interação são fundamentais para que a informação científica seja percebida pelo público, especialmente aqueles que utilizam as mídias sociais como fonte de informação sobre saúde.

Quais as vagas disponíveis?

Atualmente, há 1 vaga disponível.

A participação no projeto é remunerada?

Sim. A bolsa é oriunda da FAPERJ, atualmente no valor de R$ 420,00.

Quanto tempo precisarei me dedicar ao projeto e como as reuniões de trabalho serão feitas?

O projeto será de 20h semanais e todas as reuniões serão feitas de forma virtual, em horário a definir com a orientadora.

Todas as atividades serão remotas, enquanto durarem as orientações da UFRJ nesse sentido

Haverá processo seletivo?

Sim!

Como será o processo seletivo?

Basta preencher este formulário e responder às perguntas, até 04 de fevereiro de 2022. Os pré-selecionados serão convocados para uma entrevista. O resultado dos selecionados e selecionadas para a entrevista será divulgado no blog da Casa da Ciência (https://juntosnacasa.casadaciencia.ufrj.br), no dia 09 de fevereiro de 2022.

Quais são os pré-requisitos para participar desse processo seletivo?

– Ter interesse na área temática do projeto

– Ter interesse na divulgação científica

De acordo com as orientações da FAPERJ, a/o estudante deve:

1 – Estar regularmente matriculado em curso de graduação sediado no estado do Rio de Janeiro durante toda a vigência da bolsa;

2 – Estar cursando a partir do terceiro período da graduação no ato da inscrição, independentemente de ter ocorrido troca de curso, equivalência ou segunda graduação;

3 – Ter coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 7,0 no ato da inscrição e mantê-lo durante a vigência da bolsa;

4 – Possuir Currículo Lattes – CNPq cadastrado e atualizado;

5 – Não possuir vínculo empregatício com instituição pública ou privada e, também, não possuir outra fonte de rendimento e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa.

Serão considerados diferenciais:

– Já ter atuado em algum projeto de divulgação científica previamente

– Ter algum conhecimento sobre o CANVA

Não sou aluno da UFRJ, mas tenho interesse em participar. Eu posso?

Sim, basta atender aos requisitos descritos acima.

Para se inscrever acesse o link: https://forms.gle/9jtpKEGKy4F1emS5A

Ficou com alguma dúvida? Envie um e-mail para: livia@casadaciencia.ufrj.br