Chamada para o curso de extensão: “Quero fazer divulgação científica nas mídias sociais… E agora?”

Cartaz de divulgação do curso de extensão. A imagem é dividida ao meio e, na metade superior, há um mosaico colorido com diversos símbolos em branco relativos às mídias sociais, como curtidas, hashtags, balões de fala, correio eletrônico etc. A metade inferior do cartaz tem um fundo azul claro com alguns desenhos riscados em branco. Na lateral esquerda, há um homem negro de bigode e cavanhaque, de roupas pretas, segurando um celular com a mão direita e com uma expressão de dúvida no rosto. Ao seu lado, no meio do cartaz, está o nome o curso, em um fundo azul com letras brancas: "Quero fazer divulgação científica nas mídias sociais... E agora?", com letras brancas em um fundo rosa. Abaixo, o texto em rosa: “2ª edição”. Na parte inferior do cartaz, centralizado, está o texto em azul: "Você tem um conteúdo de ciência super bacana, mas não sabe comunicar nas mídias sociais?". No canto inferior à direita, o logo da Pró-Reitoria de extensão da UFRJ e, no canto inferior esquerdo, o logo da Casa da Ciência da UFRJ. No canto superior à direita, a data de realização do curso, em branco em um quadrado rosa: "27/09 a 07/10".

Se tem uma coisa que a pandemia de COVID-19 nos mostrou foi o potencial das mídias sociais para falar de ciência. Cada vez mais universidades, laboratórios, cientistas, pesquisadores, professores, museus e centros de ciência estão usando esses canais. Mas… será que é assim tão simples? Quantos conteúdos bacanas nós vemos por aí que parecem não comunicar de verdade? E outros que parecem mais um artigo científico ou mesmo um livro didático em vez de um post? Será que dá para falar sobre ciência na linguagem das redes??? Então, vem com a gente no curso de extensão: Quero fazer divulgação científica nas mídias sociais… E agora?

Esse curso tem como objetivo principal contribuir para instrumentalização dos participantes sobre a divulgação científica e linguagens nas mídias sociais e conta com a participação de professores experientes no assunto! Resumimos, aqui, algumas informações importantes, mas você deve ler o edital para ficar por dentro de tudo, ok?

O curso será composto por aulas síncronas e assíncronas, além de tarefas e um trabalho final.

Datas das aulas: 27, 28, 29 e 30 de setembro e 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2021. Além dessas aulas síncronas, outras três aulas estarão disponíveis no formato assíncrono.

Horário: 19h às 21h (de forma virtual)

Para quem é o curso? Todos os interessados em fazer divulgação científica nas mídias sociais que estejam cursando ou já tenham cursado, no mínimo, o ensino médio.

Por que fazer? Para conhecer ou aprofundar seus conhecimentos sobre divulgação científica nas mídias sociais.

Vagas: Serão ofertadas 30 vagas, divididas em dois perfis:

1. 16 vagas destinadas ao público externo à UFRJ;
  2. 14 vagas destinadas ao público interno da UFRJ (alunos, técnicos administrativos, professores, terceirizados e bolsistas).

Informações importantes:

A certificação do curso será dada pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ (PR-5) e, para isso, será necessária a frequência em, pelo menos, 80% do total síncrono do curso.

Todas as aulas ocorrerão em ambiente virtual e os participantes receberão um link para acesso, após a inscrição ser confirmada.

As VAGAS SÃO LIMITADAS e a simples inscrição neste formulário não garante a sua participação. Haverá uma seleção, conforme expresso no edital.

As VAGAS são divididas de acordo com as normas da PR-5. Dessa forma, 16 são destinadas ao público EXTERNO à UFRJ e 14, ao público INTERNO (alunos, técnicos, professores, terceirizados e bolsistas), totalizando 30 vagas. Na listagem final de selecionados, esse valor pode ser alterado, caso haja vagas remanescentes de um dos grupos. A coordenação do curso se reserva ao direito de ofertar mais vagas, caso seja viável, mas sempre respeitando essa proporção.

Haverá lista de espera, no caso de alguma desistência até os dois primeiros dias do curso. Para novas convocações, será seguido o mesmo critério de seleção utilizado anteriormente.

Formulários incompletos não serão considerados, por isso, fique atento ao preenchimento dos seus dados.

O curso terá aulas teóricas e exercícios práticos e será pedido um trabalho final. A não entrega desse material pelo participante resultará na não finalização do curso e consequente não entrega do certificado.

Dúvidas?

Envie um e-mail para: extensao@casadaciencia.ufrj.br

Conheça os professores e as professoras dessa edição

Acesse aqui o EDITAL