Projeto de extensão: Centro de Memórias da Casa da Ciência

Cartaz com fundo vermelho com desenhos em branco. Centralizado, um retângulo azul claro com um círculo em branco, na parte superior à direita, com a frase: "Chamada para extensionistas!", em amarelo, e ao lado, na parte superior à esquerda, a seguinte frase em amarelo e branco: "Que tal contribuir para divulgar informações históricas da Casa da Ciência?". Logo abaixo, em azul: "Vagas para alunos da UFRJ. Comunicação Social, Letras, História e cursos afins". Ao lado, uma faixa rosa, informa: “Inscrições prorrogadas!”. Na parte inferior do cartaz, à esquerda, há um retângulo estilizado azul escuro, como o texto em amarelo e branco: "Inscrições em https://bit.ly/3jXgkSr até 26 de setembro de 2021. Informações em: juntosnacasadaciencia.wordpress.com". Ao lado, na parte inferior direita, está uma faixa branca com os logos da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ e da Casa da Ciência da UFRJ.

Atenção, extensionistas da UFRJ!!!!

O prazo foi prorrogado!!!

Venha colaborar com o nosso Centro de Memórias e ganhar horas de extensão!

Se você é aluno da UFRJ das áreas de Comunicação Social, Letras, História e cursos afins, inscreva-se no Projeto de extensão: Centro de Memórias da Casa da Ciência.

As inscrições estão abertas até o dia 26 de setembro de 2021. Saiba mais aqui!

O que é o projeto?

Desde 1995, a Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro atua na popularização da ciência, explorando diversas áreas do conhecimento, por meio de exposições, oficinas, ciclos de palestras, cursos, workshops, audiovisual, artes cênicas, publicações, turismo científico, entre outras ações, para diversos tipos de público.

O Centro de Memórias da Casa da Ciência está sendo implementado como um lugar de pesquisa, reflexão e salvaguarda documental da memória institucional do centro cultural, bem como da divulgação científica no Brasil. Esse projeto, focado, atualmente, no ambiente virtual, busca levantar e organizar informações sobre as atividades da Casa da Ciência, ao longo de sua existência, bem como disponibilizá-las na Internet.

Mas como isso será feito? Os participantes do projeto atuarão no levantamento e na organização de informações históricas, na produção de material para o nosso site, blog e mídias sociais. Além disso, os alunos refletirão sobre as atividades desenvolvidas, relativas à memória institucional, a fim de produzir relatório com base na análise dos resultados de suas ações.

Quais as vagas disponíveis?

Atualmente, há 4 vagas disponíveis para alunos dos cursos:

• Comunicação Social
  • Letras
  • História e cursos afins

A participação no projeto é remunerada?*

NÃO. No momento, não possuímos bolsas disponíveis para o projeto.

Quanto tempo precisarei me dedicar ao projeto e como as reuniões de trabalho serão feitas?

O projeto será de 12h semanais e todas as reuniões serão feitas de forma virtual, em horário a definir com a equipe.

Todas as atividades serão remotas, enquanto durarem as orientações da UFRJ nesse sentido.

Posso creditar as horas para extensão?

SIM. Os alunos selecionados serão cadastrados no SIGA e receberão, ao final de sua participação, a creditação da carga horária efetivada, mínima de 90h e máxima de 180h.

Haverá processo seletivo?

Sim! Como temos poucas vagas, caso o número de interessados exceda esse limite, faremos um processo seletivo. Além disso, no momento, serão aceitos SOMENTE alunos dos cursos informados acima. Em outro momento, abriremos vagas para os demais cursos.

Como será o processo seletivo?

Preencha este formulário, envie até o dia 26 de setembro de 2021 e aguarde ser chamado para a entrevista. O resultado final será divulgado no blog da Casa da Ciência (juntosnacasadaciencia.wordpress.com), na quinta-feira, dia 30 de setembro de 2021.

Não sou aluno da UFRJ, mas tenho interesse em participar. Eu posso?

No momento, estamos com vagas abertas apenas para alunos da UFRJ. Em breve, abriremos vagas para demais interessados.

Ficou com alguma dúvida?

Envie um e-mail para: extensao@casadaciencia.ufrj.br