Bastidores da Ciência: O laboratório mais cheiroso da UFRJ!

Todo dia sentimos muitos cheiros diferentes, mas já se perguntou o que está por trás de cada aroma? E o que faz cada coisa ter o seu cheirinho específico? Como será que se descobre isso? Será que tem química envolvida nisso aí? Hoje, vamos apresentar o Laboratório de Análise de Aromas da UFRJ (LAROMA), um lugar incrível que pode responder a todas essas perguntas e muito mais! (spoiler: A química está muito envolvida em todo esse processo!) Partiu conhecer mais um super laboratório da UFRJ?!!

O LAROMA, que faz parte do Instituto de Química da UFRJ, pesquisa os aromas e suas diversas aplicações, nas áreas de alimentos, perfumaria e cosméticos. O laboratório tem seu foco no estudo do café arábica e robusta, na sua forma crua e torrada, além de suas respectivas bebidas. E tem mais, o laboratório também pesquisa óleos essenciais e componentes químicos de plantas aromáticas e medicinais da flora brasileira! A meta do LAROMA é a formação de recursos humanos de alta qualidade, por meio de pesquisa e ações que beneficiem a sociedade em geral.

Agora, aposto que você está imaginando como deve ser legal e interessante pesquisar os aromas, mas já deu tempo de pensar como esse estudo é importante? Se liga aí, que é muito mesmo!

Além de ser o país do futebol, sabia que o Brasil é o país dos perfumes?! Pois esse é um dos países que mais consomem perfumes no mundo, ficando em primeiro lugar em algumas pesquisas na área! Bem, aí está uma das importâncias de pesquisar sobre os aromas: achar maneiras mais eficientes de produzir perfumes e cosméticos em geral. Não seria super legal cada vez andarmos mais cheirosos e, ainda por cima, pagando menos!??

Aliás, outra paixão nacional do brasileiro é o café! Afinal, quem não gosta de acordar com aquele cheirinho de café passando de manhã? Mas, além de amar e consumir muito, o Brasil é o maior produtor de café cru de todo o mundo! Sabemos que uma parte muito importante do café é o seu cheiro característico, por isso o trabalho do Laboratório de Análise de Aromas é tão importante: além de deixar o cheiro do nosso café cada vez melhor, através do estudo de suas propriedades, pode ajudar a economia do nosso país.

Mas onde entra a química nisso tudo? O que de fato o Laboratório de Análise de Aromas pesquisa? Vamos descobrir agora! Todos os aromas que cheiramos são formados por uma molécula ou um grupo de moléculas que são exaladas por algo, como o café, por exemplo! O que laboratórios como o de Análise de Aromas da UFRJ fazem é pesquisar quem são essas moléculas e suas propriedades químicas, mais especificamente, com o intuito de entender por que gostamos tanto de determinados cheiros, enquanto detestamos alguns outros, além de tentar criar novas formas de obtenção dessas moléculas, para que nossa vida siga cada dia mais cheirosa.

SERÁ QUE O AROMA INFLUENCIA NO SABOR QUE SENTIMOS AO COMERMOS ALGO?

Quando pensamos em gosto, tendemos a ligá-lo diretamente ao paladar, não é mesmo? Mas o gosto vai muito além disso! Quando você come algo e gosta demais, ou detesta, muito provavelmente o responsável por isso foi seu olfato e não seu paladar.

O que dá sabor à comida que consumimos é a junção do paladar, que a nossa língua sente através dos receptores gustativos nela presentes, com o aroma, percebido pelos receptores olfativos presentes em nosso nariz. E isso é muito fácil de perceber! Quando você fica com o nariz entupido, não consegue sentir o gosto das coisas direito, não é mesmo? E isso acontece justamente porque o aroma não está conseguindo chegar aos receptores olfativos e você só consegue reconhecer os 5 sabores básicos através dos receptores gustativos.

LABORATÓRIO PARCEIRO

A parceria do Laboratório de Análise de Aromas (LAROMA/IQ) com a Casa da Ciência da UFRJ teve início em 2010, com a pesquisa sobre os aromas das primeiras flores do nosso planeta, para a exposição Sensações do Passado Geológico da Terra, inaugurada em 2011. Além disso, em 2011, como parte das comemorações do Ano Internacional da Química (coordenadas, no Brasil, pela professora Claudia Rezende, responsável pelo LAROMA), realizamos a exposição Cadê a Química? (que você pode visitar, virtualmente, clicando aqui) e o ciclo de palestras Ciência para Poetas, onde são abordados vários temas científicos de maneira que todos possam assistir e compreender. O último ciclo teve como tema a tabela periódica, em 2019.

EQUIPE DO LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE AROMAS:

Coordenadora:
Claudia Moraes de Rezende

Pesquisadores associados e colaboradores:

Fábio Junior Moreira Novaes

Rodrigo Mendonça Velloso da Silva

PARA SABER MAIS:

Site do LAROMA: https://laroma.iq.ufrj.br/

Notícia sobre o veado almiscareiro: http://noticias.terra.com.br/ciencia/animais/mamifero-vampiro-em-extincao-e-flagrado-no-afeganistao,b9fb064f0ab79410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html