Era uma vez… brincando com sombras!

Imagem composta de três sombras na parede, cada uma possui o formato de um dinossauro. Na parte superior, à direita, está a tag "para professores" em azul, com letras em branco.

O que seus alunos precisam para criar histórias cheias de mistério, aventura e fantasia?

Preparamos essa atividade para você estimular e desafiar a turma a criar suas narrativas, a partir de um recurso diferente: brincando com sombras! Nesse experimento simples, que simula imagens com a ajuda das sombras, você e seus alunos podem se divertir com as histórias criadas, enquanto desenvolvem conceitos de física e da literatura. Demais, não é?

Que tal projetar uma imagem na parede, com poucos materiais? Dando asas à imaginação, as crianças conseguem criar imagens e histórias muito legais. O experimento pode ser feito em sala de aula ou em casa, com o auxílio dos responsáveis.

Você vai precisar de

• Folha;
  • Lápis, giz de cera ou canetinha;
  • Tesoura;
  • Fita adesiva;
  • Lanterna (pode ser do celular!);
  • Na falta dos materiais sugeridos, a criança pode criar as sombras, utilizando recursos do próprio corpo.

Como fazer

• Primeiro, peça para a criança desenhar os personagens e objetos escolhidos em uma folha;
Imagem contendo uma folha de papel com o desenho de dois dinossauros. Por cima, há uma caneta de cor preta.
  • Depois, com ajuda do responsável, ela deve recortar os desenhos, individualmente, respeitando todo o seu contorno;
Imagem contendo o recorte de dois dinossauros e papel. Ao lado dos dinossauros, há dois palitinhos de madeira.
  • E, então, colar cada desenho recortado, com um pedaço de fita adesiva, em um palito, lápis ou canetinha;
Imagem em que aparecem dois recortes de dinossauros em papel, colados cada um em um palito
  • Apague as luzes do ambiente e ligue a lanterna;
  • Prontinho! Agora é só a criança soltar a imaginação e criar as mais variadas aventuras!
Imagem composta de quatro sombras na parede, cada uma possui o formato de um dinossauro.

O que aconteceu?

A luz da lanterna foi bloqueada pelos personagens criados pela criança. O recorte causado por esse obstáculo projetou a sombra do desenho na parede. Podemos entender que, quando um foco de luz encontra um objeto opaco, a luz não passa por essa região, formando uma sombra com a silhueta do objeto na parede. Ao aproximar ou afastar os objetos da luz, a sombra projetada na parede aumenta ou diminui.

Para enriquecer a atividade

• Pergunte às crianças como as sombras se formam. Peça que experimentem a brincadeira, discutam e registrem as conclusões;
  • Estimule que pesquisem sobre o assunto, registrem suas descobertas e compartilhem com os colegas.
  • Peça que as crianças criem um roteiro de história e a representem por meio do recurso elaborado. Peça que os pais registrem e compartilhem com você! Com certeza, você terá registros maravilhosos!
  • Estimule que os responsáveis pela criança participem da atividade. Será um momento de muito aprendizado e diversão;
  • Aproveite para conversar com a turma sobre o Teatro de Sombras e sua história. Será que eles já ouviram falar? Olha só esse passo a passo para construir um palco para o teatro de sombras;

O Teatro de Sombras é uma arte milenar do Oriente e já conseguiu encantar encenadores do mundo inteiro. É uma linguagem que integra o campo do teatro de animação, em que estão inseridos marionetes, bonecos, objetos e máscaras. Aproveitem o momento e pesquisem sobre suas origens e lendas. Vocês podem assistir a vídeos no YouTube de grupos que que utilizam essa técnica e se inspirar para criar suas próprias histórias.

A turminha deve ter criado histórias muito legais, não é? Nós vamos adorar saber tudo o que rolou. Não se esqueça de compartilhar o resultado com a gente!

Para saber mais

A formação das sombras – Site Só Biologia