Feijão no algodão: vamos experimentar?

Banner com fundo cinza e título em branco, com fundo azul centralizado, à direita, escrito "para fazer em casa", com um ícone de casa, à esquerda do texto. Abaixo, à esquerda, alguns grãos de feijão, com o símbolo "+" em verde, no meio, e um punhado de algodão, ao lado direito. No centro da imagem, um traço verde indica uma equação de soma e, abaixo, um ponto de interrogação como resultado, também em verde.

Você já parou para pensar em como nascem as plantinhas? Do que será que elas precisam para crescer? Se ainda não pensou, essa é a hora! Preparamos o roteiro de um experimento que você pode fazer em casa com as crianças! Que tal observar de perto o desenvolvimento de um pezinho de feijão?

MATERIAIS NECESSÁRIOS

Para essa atividade, você vai precisar de: 

– 1 copinho (preferencialmente transparente)

– 1 caroço de feijão

– um pouco de algodão

– um pouco de água

MÃOS À OBRA!

1 – O primeiro passo é colocar um pouco de algodão umedecido na água, no fundo do copinho. 

2 – Em seguida, coloque o caroço do feijão (como se fosse uma caminha de algodão para o feijão) e, em cima dele, uma fina camada de mais um pouco do algodão umedecido.

3 – Procure um ambiente onde chegue luz solar e coloque o copinho lá.

ATENÇÃO: Diariamente, coloque um pouquinho de água (bem pouquinho mesmo) no algodão. É super importante deixar o algodão umedecido, mas cuidado para não afogar o feijãozinho!

4 – Agora é só esperar! 

Em três dias, mais ou menos, o feijão começará a brotar. E, em mais dois ou três dias, apresentará raízes e folhas mais evidentes. Fique atento, pois, quando ele ficar maior do que o copo, será a hora de tirá-lo com cuidado e plantá-lo na terra, para que se desenvolva (caso você não faça isso, ele não conseguirá crescer mais e acabará morrendo).

COMO DEIXAR A ATIVIDADE AINDA MAIS INTERESSANTE?

Que tal começar a atividade ouvindo uma canção sobre o tema? Procure a música “Uma bolinha marrom”, da Turma do Cocoricó, que fala sobre o desenvolvimento de uma sementinha e pode ser uma ótima inspiração! Inclusive você pode perguntar à criança: “De quem será que a música está falando? Quem é a bolinha marrom? O que aconteceu com ela?”.

Depois disso, comece a montar o experimento! Como desdobramento, que tal sugerir que a criança escreva um diário de como a plantinha se desenvolveu, desde seu plantio até “ficar grande demais para o copo”? Diariamente, ela pode desenhar e/ou escrever, além de fotografar o que está acontecendo. Quando o feijãozinho já estiver grandinho, sugira que ela escreva uma história sobre o que aconteceu. E não esqueça de mandar pra gente! Vamos adorar ver as fotos e as histórias criadas!

O QUE ACONTECEU?

Nessa atividade, podemos observar a germinação de um vegetal, no caso, o feijão. A germinação é o processo inicial do crescimento de uma planta a partir de um corpo em estado de vida latente, que pode ser uma semente, por exemplo. Esse é um processo essencial para que a planta cresça e se desenvolva. As sementes estão em um período de “dormência” e, quando encontram as condições favoráveis (disponibilidade de luz e água), começam a brotar. O feijão começa a germinar, pois encontra essas condições: água, luz e ambiente adequado. Mas quer dizer que todas as sementes podem fazer isso? Não. A semente do feijão tem uma reserva de nutrientes em seu interior (o que ocorre em cerca de 90% das plantas) e, como sua casca é permeável, a semente absorve a água que foi colocada no algodão, que, com os nutrientes e a luz solar, criam o ambiente adequado para fazer o feijão germinar. No entanto, sementes diferentes vão precisar de outras estruturas além dessas para que sua germinação ocorra. Você sabia, por exemplo, que existem sementes que, ao invés da água, precisam do fogo para germinar? Muito legal, não é mesmo? Muitas dessas sementes são da família do feijão, bem comuns no Cerrado brasileiro, mas possuem uma casca impermeável, diferente do nosso amigo feijão. O fogo quebra a dormência da semente e, assim, ela germina.

Opa! E se meu experimento der errado? É importante que o ambiente esteja adequado para que a germinação aconteça. Água ou sol em excesso, ou mesmo uma semente que não estava boa, podem atrapalhar o processo. Nossa sugestão é que você adeque o ambiente ou troque o grão do feijão e repita o procedimento. E lembre-se que os erros também fazem parte da ciência! Que tal aproveitar, caso isso aconteça, para discutir com a criança sobre as mudanças necessárias à germinação?

Para saber mais:

A semente e sua germinação – https://www.ufsm.br/laboratorios/sementes/a-semente-e-sua-germinacao/

Como o feijão consegue brotar no algodão? – https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-o-feijao-consegue-brotar-no-algodao/#:~:text=Gra%C3%A7as%20%C3%A0%20%C3%A1gua%20do%20algod%C3%A3o,germinar%20em%20at%C3%A9%20tr%C3%AAs%20dias.&text=Mas%20n%C3%A3o%20%C3%A9%20assim%20com%20qualquer%20planta.

Plantas cheias de luz – http://chc.org.br/acervo/plantas-cheias-de-luz/

Feijão no algodão: o que podemos ensinar:  – https://pontobiologia.com.br/feijao-algodao-podemos-ensinar/

O papel do fogo na germinação das sementes de leguminosas do Cerrado –https://repositorio.unesp.br/handle/11449/152268#:~:text=O%20fogo%20%C3%A9%20o%20principal,e%2Fou%20quebra%20da%20dorm%C3%AAncia

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