5 dicas para fazer pesquisas na internet!

Fotografia de uma tela de computador aberta em um buscador. Uma lupa antiga está na frente da tela ampliando o texto “Pesquise ou digite um URL” do campo de pesquisa.

Você já leu correndo o título de uma notícia na internet sem ver a matéria toda? Já compartilhou um link no WhatsApp e, depois, descobriu que a matéria era antiga? Já se deparou com uma “questão científica” super relevante escrita por uma empresa que vende exatamente um produto que irá solucionar aquele problema? E as fake news, então?! Aff!!! Mas fique tranquilo, estamos todos nesse mesmo barco, ou melhor, nessa mesma era da informação!

O uso de tecnologias digitais foi incorporado em nosso dia a dia, tão agitado e corrido, especialmente em grandes cidades, como o Rio de Janeiro, permitindo interações e troca de informações instantâneas entre as pessoas. A quantidade de informações dobra… triplica… em proporções mundiais! Não paramos para ler com calma… quem tem tempo para isso? O pesquisador Wurman, nos anos 1990, já falava sobre a “ansiedade de informação”, e, em 2020, essa ansiedade pode nos levar a fazer pesquisas superficiais na internet.

Mas calma!!! Pra que tanta pressa?! Deixamos aqui 5 dicas que podem te ajudar a pisar no freio e fazer uma pesquisa mais confiável. De boa, aproveite cada momento da sua pesquisa seguindo as pistas certas pelo caminho!

DICA #1

Não se prenda aos primeiros resultados de buscadores (como o Google). Lembre-se que as primeiras posições são reservadas à publicidade e a empresas que pagaram para estar ali.

Arte com o fundo azul, com o texto “Vá com calma na hora de pesquisar na internet! Veja algumas dicas para não cair em fake news!” e um emoji de um detetive com uma lupa. Inclui setinhas >>> para passar a imagem.

DICA #2

Arte com o fundo azul, com o texto “#2 - Procure diferentes fontes confiáveis e compare! Fontes como institutos e centros de pesquisas, universidades e empresas renomadas.” e a imagem de campo de busca com o texto “Pesquise” seguido de um botão com uma lupa. Inclui setinhas >>> para passar a imagem.

DICA #3

Verifique se essas fontes incluem outras referências! Ninguém produz conhecimento sozinho, citar outras fontes demonstra que o conteúdo tem maior base.

Arte com o fundo azul, com o texto “#3 - Verifique se essas fontes incluem outras referências! Ninguém produz conhecimento sozinho, citar outras fontes demonstra que o conteúdo tem maior base” e o emoji de um livro aberto. Inclui setinhas >>> para passar a imagem.

DICA #4

Confira a data! Notícias antigas podem estar ultrapassadas.

Arte com o fundo azul, com o texto “#4 - Confira a data! Notícias antigas podem estar ultrapassadas” e o emoji de um calendário. Inclui setinhas >>> para passar a imagem.

DICA #5

Sempre reflita e questione… e explore outros pontos de vista! Essa é a nossa dica principal!

Arte com o fundo azul, com o texto “#5 - Sempre reflita e questione... e explore outros pontos de vista! Essa é a nossa dica principal! e o emoji de um rostinho piscando. Inclui o logotipo da Casa da Ciência da UFRJ.

Para saber mais: