Vá com calma na hora de pesquisar na internet! Veja algumas dicas para não cair em fake news!
Você já leu correndo o título de uma notícia na internet sem ver a matéria toda? Já compartilhou um link no WhatsApp e, depois, descobriu que a matéria era antiga? Já se deparou com uma “questão científica” super relevante escrita por uma empresa que vende exatamente um produto que irá solucionar aquele problema? E as fake news, então?! Aff!!! Mas fique tranquilo, estamos todos nesse mesmo barco, ou melhor, nessa mesma era da informação!
O uso de tecnologias digitais foi incorporado em nosso dia a dia, tão agitado e corrido, especialmente em grandes cidades, como o Rio de Janeiro, permitindo interações e troca de informações instantâneas entre as pessoas. A quantidade de informações dobra… triplica… em proporções mundiais! Não paramos para ler com calma… quem tem tempo para isso? O pesquisador Wurman, nos anos 1990, já falava sobre a “ansiedade de informação”, e, em 2020, essa ansiedade pode nos levar a fazer pesquisas superficiais na internet.
Mas calma!!! Pra que tanta pressa?! Deixamos aqui 5 dicas que podem te ajudar a pisar no freio e fazer uma pesquisa mais confiável. De boa, aproveite cada momento da sua pesquisa seguindo as pistas certas pelo caminho!
DICA #1
Não se prenda aos primeiros resultados de buscadores (como o Google). Lembre-se que as primeiras posições são reservadas à publicidade e a empresas que pagaram para estar ali.
DICA #2
Procure diferentes fontes confiáveis e compare! Fontes como institutos e centros de pesquisas, universidades e empresas renomadas.
DICA #3
Verifique se essas fontes incluem outras referências! Ninguém produz conhecimento sozinho, citar outras fontes demonstra que o conteúdo tem maior base.
DICA #4
Confira a data! Notícias antigas podem estar ultrapassadas.
DICA #5
Sempre reflita e questione… e explore outros pontos de vista! Essa é a nossa dica principal!
Para saber mais: