Mesmo com as universidades fechadas, Newton aproveitou para lembrar!

A imagem é uma ilustração de Isaac Newton e um balão de diálogo com a frase "Aproveitando que hoje é dia do físico, você sabia que eu, Isaac Newton, também passei por um período de isolamento social devido a uma epidemia?"
O personagem está com uma maçã mordida na mão e ao fundo, uma estante com livros. No canto inferior esquerdo, a logo da Casa da Ciência.

Mesmo com universidades fechadas, a ciência não para! E eu sou a grande prova disso, já que algumas das minhas maiores descobertas aconteceram durante a quarentena da peste bubônica, entre 1665 e 1667. Permitam-me que eu me apresente: sou Isaac Newton e muitos me consideram o pai da Física Clássica. Hoje, quando é comemorado o Dia do Físico, aproveito para lhes contar minha história.

Pra quem não sabe, sou inglês, nasci em uma pequena aldeia chamada Woolsthorpe e, aos 18 anos, deixei minha casa rumo à Universidade de Cambridge. Algum tempo depois, quando a universidade teve de ser fechada devido à epidemia de peste bubônica, tive de voltar para casa. Grandes semelhanças com o momento que vocês estão vivendo, não é mesmo? Mas a boa notícia é que foi nesse período em casa que fiz minhas descobertas mais importantes.

Um belo dia, me perguntei por que a maçã cai e a Lua não… e, então, refletindo sobre isso, em conjunto com outras observações e cálculos, desenvolvi leis que explicam a mecânica terrestre e a celeste, chegando às três leis que levam meu nome. Depois, a minha Teoria da Gravitação Universal mostrou que essas leis se aplicam a ambos os conjuntos de fenômenos.

Em 1667, voltei à universidade com as teorias em mãos e, em dois anos, já era professor. Alguns anos depois, fui eleito para a Royal Society e representei a Universidade de Cambridge no Parlamento, por duas vezes. Durante minha vida acadêmica, contribuí para a área da Filosofia Natural, que abrangia estudos que, hoje, estão separados em áreas específicas, como matemática, astronomia, química, alquimia, óptica e mecânica (entre outros!). Por meus feitos, fui sagrado cavaleiro da coroa britânica, pela Rainha Anne, em 1705, sendo o primeiro cientista a receber tal honraria.

“Mas onde minha história se cruza com os 25 anos da Casa da Ciência?”, você deve estar se perguntando. Acontece que fui tema de palestra no ciclo Luz para Poetas, em 2015. Além disso, um experimento baseado no disco de Newton, aquele dispositivo de demonstração da composição de cores, fez parte da exposição Descubra e Divirta-se, que teve três edições, nos anos de 1998, 2005, e 2016. Você sabia que o disco leva meu nome devido à minha descoberta de que a luz branca do Sol  é composta pelas cores do arco-íris? Pois é! Foram tantas descobertas… E imaginar que tudo começou durante meu isolamento social!