
Oba! É tempo de festa na Casa da Ciência e estou aqui para comemorar junto com os humanos no Dia do Paleontólogo. Venho diretamente da Era dos Dinossauros para celebrar ! Eu me chamo Uberabatitan ribeiroi e sou o maior dinossauro encontrado no Brasil. Agora, vou contar para vocês um pouco da minha história, que já dura cerca de 65 milhões de anos.
Sou brasileiro e vivi no município de Uberaba, Minas Gerais durante o período Cretáceo. Meu nome, Uberabatitan, é uma referência à minha cidade natal, Uberaba, junto com a palavra titan, que, em grego, também significa gigante. O sobrenome, ribeiroi, é uma homenagem a Luiz Carlos Borges Ribeiro, responsável pelo Centro Paleontológico Price e Museu dos Dinossauros. Sou muito importante para a ciência por possuir até 3,5 metros de altura, 15 a 20 de comprimento e pesar em torno de 12 a 16 toneladas, bem mais do que outros fósseis que viveram no Brasil.
Fui encontrado em uma escavação muito importante, que ocorreu de 2004 a 2006, próximo à minha cidade, contribuindo bastante para o entendimento de alguns aspectos do período em que aqui estive. Também fui o último dinossauro brasileiro a ser encontrado por pesquisadores, legal, não é mesmo?
E a minha relação com a Casa da Ciência? Bom, a minha grande estreia, depois de encontrado, foi aqui na Casa! A réplica do meu esqueleto esteve em exposição, de setembro a outubro de 2008, em uma mostra que levou meu nome e contou toda a minha trajetória. Adorei fazer parte dessa história e estou animado para festejar com essas outras personalidades tão incríveis e importantes para a ciência!