Marie Curie, sempre pioneira, veio logo festejar!

Uau! Depois de pegar carona no 14-Bis com Santos Dumont e Einstein, não é que cheguei a tempo de comemorar não só os 25 anos da Casa, mas também o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência? Brincadeiras à parte… Se você não sabe quem sou, vou me apresentar: meu nome é Marie Curie e fui uma mulher pioneira em minha área. Quer saber minha história?

Sou polonesa, mas, no fim do século XIX, não era permitido que mulheres estudassem em universidades em meu país. Por isso, me mudei para Paris ainda jovem para estudar física e matemática. Em minha carreira, acumulei grandes conquistas: fui a primeira mulher no mundo a receber um Prêmio Nobel, em 1903. E ainda por cima na área de física, pelos estudos com radiação.

Mas esse não foi meu único grande feito. A descoberta da radioatividade e dos elementos químicos rádio e polônio é considerada a minha maior contribuição para a ciência. Pelas pesquisas com o rádio, recebi o Prêmio Nobel de Química. É isso mesmo! Fui a primeira pessoa a receber duas vezes tal honraria.

Apesar do meu histórico de pioneira, não fui a primeira a chegar nas comemorações dos 25 anos da Casa da Ciência, mas também temos nossa história. Em 2010, fiz parte das publicações Quanta Energia, para professores, e da edição Nuclear, da Revista Ciência para Poetas. Ah! E tive meu lugar reservado no saguão de entrada da exposição Cadê a Química? em 2014. Como é bom ver a ciência sendo divulgada para tanta gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *