Qual é o lugar da saúde mental na Praia Vermelha?

É importante lembrar que a tradição de assistência psiquiátrica da Praia Vermelha não se apagou com a instalação da Universidade do Brasil. Como!? O Hospital Nacional de Alienados não foi fechado!? Você deve estar se perguntando.

A arte apresenta duas imagens: uma da parte interna do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, com a legenda: “IPUB, campus da Praia Vermelha, 2004”. A segunda mostra duas pessoas plantando no jardim, onde tem a placa: “Cio da terra”. Há uma circunferência verde, com o desenho de uma flor, sobreposta à imagem.
Primeira foto: IPUB, campus da Praia Vermelha, 2004. Foto: Gabriela d”Araujo. Acervo: www.imagem.ufrj.br/. Segunda foto: Projeto “Plantando Sonhos”. Revitalização dos jardins do Instituto de Psiquiatria (IPUB) pelos próprios pacientes, 1997. Acervo: www.imagem.ufrj.br

Na verdade, seu Pavilhão de Observação/Instituto de Psicopatologia, inaugurado em 1894, foi integrado à nova estrutura universitária. Ao longo de sua existência, a instituição passou por ampliações, mas se manteve como lugar de triagem de doentes mentais e de ensino da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (FMRJ).

O professor Henrique Roxo, que esteve à frente da Clínica Psiquiátrica da FMRJ, de 1921 a 1945, articulou a criação do Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (IPUB), estabelecido pela Lei nº 452 (05/07/1937). E a incorporação do conjunto arquitetônico do antigo Pavilhão pela Universidade do Brasil, oficializada pelo Decreto-Lei 591 (03/08/1938).

Como seu primeiro diretor, buscou estabelecer um espaço autônomo de ensino e produção científica, unindo teoria e prática psiquiátrica, aos moldes da psiquiatria germânica.

Por meio da assistência psiquiátrica gratuita, os enfermos continuaram sendo objeto de estudo de professores e alunos da FMRJ. O atendimento era feito em ambulatório de consultas a pacientes externos e na internação de casos agudos. Os casos crônicos eram encaminhados para outras instituições.

Hoje, o IPUB oferece formação diversificada no campo da psiquiatria e da saúde mental, em cursos de pós-graduação e atividades de pesquisa. No plano da assistência, faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) do município do Rio de Janeiro. Fornece internação especializada e outros serviços de atendimento terapêutico e de inclusão social dos doentes mentais. O trabalho envolve estrutura e equipe multidisciplinar, formada por profissionais diversos, como enfermeiros, assistentes sociais, psiquiatras, psicólogos, fisioterapeutas etc. Atende a vários tipos de doentes e problemas psiquiátricos, como os acometidos pela doença de Alzheimer e pela dependência de drogas.

O IPUB e a Casa da Ciencia da UFRJ são instituições parceiras. De um lado, porque vários dos pacientes do IPUB e seus familiares nos visitam com frequência e participam de nossas atividades. Por outro, a cooperação aumenta em temas relativos à saúde mental e à inclusão da diferença que entram em nossa programação.

Aliás, a exposição “Alzheimer” é uma boa oportunidade para entrar no labirinto do universo mental. Embora fechada por causa da pandemia, você pode visitá-la online, pelo link: https://www.artbiobrasil.org/alzheimer. Não perca!

Siga nossos posts históricos todas as segundas-feiras.

Referências:

Ciência psiquiátrica e política assistencial: a criação do Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (Ana Teresa A. Venancio, 2003).

O Pavilhão de Observação na psiquiatria do Distrito Federal: a gestão de Henrique Roxo (1921-1945) (Cátia Maria, Mathias 2017).

Para saber mais!

Um comentário