Campus da Praia Vermelha, uma caixa de joias históricas!!!

A arte apresenta três fotos: uma do Teatro de Arena, nos espaços do Instituto de Economia e da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Praia Vermelha, que funcionam no Palácio Universitário. Com degraus arredondados, plantas e, ao fundo, janelas e entradas em forma de arco. Acima, se sobrepõe uma circunferência laranja, com o desenho de um livro. A segunda retrata a parte interna da Escola de Comunicação, conhecida como “Laguinho”, onde há um lago em forma de círculo, árvores e estudantes espalhados, além de entradas e janelas em forma de arco. A terceira foto mostra a fachada da entrada da Faculdade de Educação, por trás de uma grande árvore e alguns arbustos. No canto inferior direito, há uma circunferência azul, onde está escrito 25 anos, e o logotipo da Casa da Ciência.
Primeira foto: Teatro de Arena, UFRJ, NUPAD, s/d. Acervo: ww.nupad.facc.ufrj.br Segunda: Pátio interno da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ), 2002. Foto: Cadu Ribeiro. Acervo: imagem ufrj.br Terceira: Entrada da Faculdade de Educação (FE/UFRJ), 2008. Foto: Letícia Monteiro. Acervo: imagem ufrj.br

Campus da Praia Vermelha – UFRJ

Em 25 de outubro de 1948, o reitor da Universidade do Brasil (UB), Pedro Calmon, assumiu o edifício do antigo Hospício Nacional, mas a transferência definitiva do patrimônio só ocorreu, em 1968, quando a UB já havia se tornado Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pela Lei n. 4.759 (20/08/1965).

Calmon acompanhou de perto os projetos de restauro e adaptação do Palácio e de outras edificações do complexo hospitalar. Nos anos seguintes, trabalhou pelo seu tombamento e pela preservação da paisagem da Praia Vermelha, a fim de evitar que novas construções destoassem do conjunto histórico-arquitetônico.

A sede da UB foi inaugurada, no final de 1949, com uma missa na Capela de São Pedro de Alcântara, com a presença do presidente Gaspar Dutra e outras autoridades públicas. Uma preciosidade histórica que foi atingida pelo fogo em 2011. Uma lástima!

Entre as décadas de 1950 e 1960, algumas unidades acadêmicas se instalaram na Praia Vermelha: primeiro, a Escola Nacional de Educação Física e, posteriormente, as faculdades de Arquitetura, Farmácia, Economia e Administração, Educação, Comunicação, Serviço Social etc. Bem próximo, desde 1918, funcionava a Faculdade de Medicina, em um belíssimo palácio neoclássico, que foi demolido em 1975. Um verdadeiro descaso com o bem público!

Além do seu patrimônio histórico, o campus da Praia Vermelha está ligado a momentos memoráveis. No final da década de 1950, por exemplo, o Teatro de Arena Carvalho Netto foi palco do concerto “Chega de Saudade”, de João Gilberto, marco da Bossa Nova, na companhia de Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Nara Leão. E, nas décadas seguintes, reuniu a comunidade acadêmica em assembleias e manifestações democráticas contra a ditadura militar.

No governo de G. Médici (1969-1974), foram retomadas as obras na Cidade Universitária na Ilha do Fundão, iniciadas entre os anos de 1949 e 1950 e paralisadas, parcialmente, durante o início da década de 1960. A proposta de uma cidade universitária estava prevista na Lei n. 452 (05/071937), que criou, oficialmente, a UB. A ideia de uma “Universidade-Parque” seduziu muitas pessoas do mundo acadêmico, pois previa espaço para a construção de laboratórios, anfiteatros, bibliotecas, salas equipadas, residência estudantil, restaurante, hospital, áreas de convivência, esporte e lazer etc. Contudo, não faltaram críticas ao projeto executado, que pecava pela desarticulação entre os setores internos e falta de integração com o restante da cidade.

Na década de 1970, à medida que a Cidade Universitária na Ilha do Fundão ia tomando forma, as unidades acadêmicas foram se mudando para o novo campus – como ocorreu, em 1973, com a instalação da Faculdade de Educação Física e Desportos e da Faculdade de Medicina.

A composição da UFRJ na Praia Vermelha foi, então, se modificando. Algumas unidades resistiram à transferência. De certa forma, é essa resistência que tem possibilitado a permanência de parte do patrimônio arquitetônico da Praia Vermelha.

Atualmente, o Palácio Universitário abriga a Escola de Comunicação, Fórum de Ciência e Cultura, Biblioteca Pedro Calmon, Faculdade de Educação, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Decania do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Instituto de Economia e Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ. Além disso, há outros setores e unidades acadêmicas espalhados no campus, como a Escola de Serviço Social, a Biblioteca e a Decania do CFCH, a Fundação José Bonifácio, a Editora da UFRJ, a Casa da Ciência e os institutos de Psicologia, Neurologia e Psiquiatria etc.

Esse é um espaço histórico que vale a pena conhecer! A história da UFRJ é indissociável da história de ocupação do seu campus da Praia Vermelha.

Siga nossos posts históricos todas as segundas-feiras.

Referências:

A Faculdade de Medicina da UFRJ: os sentidos da mudança físico espacial da escola da Praia Vermelha para a Ilha do Fundão (Glória Walkyria de Fátima Rocha, 2005)

A universidade e os múltiplos olhares sobre si mesma (Antônio J. Barbosa de Oliveira, org., 2007)

O território da universidade brasileira: o modelo de campus (Ester Buffa & Gelson de A. Pinto, 2016).

Acesse:

Centenária: a Universidade do Brasil entre duas pandemias – YouTube

Praia Vermelha | UFRJ – YouTube

Teatro de Arena da UFRJ – Campus Praia Vermelha – YouTube

Em defesa do Campus da Praia Vermelha – Entrevista Com Pedro Gabriel Delgado e Maurício Metri – YouTube