Aqui tem um passo a passo bem simples e que precisa de pouco material. O resultado? Seus alunos vão experimentar uma nova perspectiva sobre meio ambiente e sustentabilidade.
Sabe esse caranguejo suuuper simpático da foto? Ele fica na entrada da Casa da Ciência e é uma escultura feita pelos alunos da Escola de Belas Artes da UFRJ, utilizando materiais que foram descartados e poluíam a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Além de um alerta assustador sobre a quantidade de lixo que temos depositado na natureza, através do modelo de produção insustentável da sociedade atual, a obra pode servir de incentivo ao debate sobre preservação do meio ambiente e sustentabilidade, entre professores e alunos.
Vamos ver como a gente transforma essa reflexão em uma atividade sobre reutilizar materiais de plástico que seriam descartados? Na proposta de hoje, utilizamos garrafas PET (mas dá para usar outros recipientes, como potes de margarina ou sorvete) para o plantio de diversas hortaliças e/ou plantas.
Área do conhecimento | Ciências da natureza |
Componente curricular | Ciências |
Objetivos do ensino | Observar o mundo a sua volta e fazer perguntas; Desenvolver ações de intervenção para melhorar a qualidade de vida individual, coletiva e socioambiental. |
Unidade temática | Matéria e Energia, Vida e Evolução. |
Objetivos do conhecimento | Reutilização; Consumo consciente; Preservação da biodiversidade. |
Você vai precisar de
- 2 garrafas PETs (ou potes de margarina/sorvete);
- tesoura;
- porção de terra para plantio;
- sementes ou hortaliças da sua preferência.
Mão na massa!
- Selecione seus recipientes reutilizáveis: garrafas PETs ou potes;
- Caso utilize a garrafa, será necessário cortá-la ao meio;
- Faça furos no fundo do recipiente, para escoar o excesso de água ao regar;
- Preencha ¾ de cada recipiente com terra e espalhe sua semente de preferência, como, por exemplo, alface e espinafre;
- Agora é deixar o plantio em um ambiente com boa iluminação solar e sempre lembrar de regar quando necessário.
Já imaginou se essa proposta fosse além de uma atividade individual? Professor(a), considere conhecer e fazer contato com projetos que incentivem ações coletivas sustentáveis, como agricultura urbana e agricultura familiar saudável.
Após o plantio, leve seus alunos a refletir sobre onde essa garrafa plástica iria parar se não fosse reutilizada… Será que há mais dessas por aí? O que podemos fazer para diminuir o consumo de materiais de difícil degradação no ambiente?
Não esqueça de compartilhar o resultado com a gente, pode ser pelo e-mail juntosnacasa@casadaciencia.ufrj.br ou em nossas redes sociais. Vamos adorar saber tudo o que rolou e o que vocês plantaram!
Para saber mais