Que tal vivenciar um mundo mágico em sala de aula com a ajuda do rádio?

Olá, professor(a)!

A exposição Rádio Sociedade do Rio de Janeiro: 100 anos de rádio no Brasil está chegando ao fim e, hoje, gostaríamos de compartilhar uma dica valiosíssima para suas aulas! 

Como apresentamos em posts anteriores em nosso blog, a programação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro era diversificada e incluía cursos, palestras científicas sobre física, química, história natural e botânica, entre outros temas. Os programas eram divididos em quatro seções: cursos, lições, palestras seriadas e quartos de hora, que apresentavam temas literários e infantis. Além disso, havia palestras para mulheres, histórias com ensinamentos éticos para crianças, conselhos médicos e de higiene, bem como informações relacionadas à agricultura.

A programação infantil, mais especificamente, era veiculada sempre ao fim da tarde. Sob o comando da “Tia Beatriz”, filha de Roquette-Pinto, o programa Quarto de hora infantil, explicava “tim-tim por tim-tim” das curiosidades científicas do dia a dia, como o porquê de as folhas serem verdes ou o motivo de não vermos o ar, por exemplo. 

Sabemos que o ensino pode ser uma jornada desafiadora, mas também repleta de momentos mágicos que inspiram alunos e alunas a explorarem o mundo da imaginação e da criatividade. Nesse contexto, histórias têm o poder de envolver as crianças de maneira única. Elas estimulam a imaginação, melhoram a compreensão da linguagem e promovem o desenvolvimento do pensamento crítico. Além disso, também podem ser usadas para discutir temas complexos e difíceis de uma maneira acessível e envolvente. 

E é nesse espírito que gostaríamos de apresentar uma oportunidade única para enriquecer suas aulas: a história “O Gigante Fabordão,” disponível em formato de áudio.

Aqui estão algumas ideias de como utilizar “O Gigante Fabordão” em sala de aula:

  • Atividade de compreensão oral: apresente a história em áudio aos alunos e, em seguida, faça perguntas para avaliar sua compreensão;
  • Discussões temáticas: use a história como ponto de partida para discussões sobre os temas apresentados;
  • Atividades criativas: desafie os alunos a criar desenhos ou até mesmo a continuar a história com seus próprios finais;
  • Apresentações orais: peça aos alunos que compartilhem o que aprenderam com a história, promovendo habilidades de expressão oral.

Abaixo, você pode acessar a versão em áudio de “O Gigante Fabordão”.

Estamos ansiosos para ouvir sobre suas experiências e como você está usando essa história como recurso pedagógico. Compartilhe suas ideias e resultados conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *