Floresce na Casa: Pitangueira

 

“A pele é fina. A carne é veludosa,
Vermelha como o sangue, perfumosa,
Como se humana a sua carne fosse.”

Assim, Palmyra Wanderley descreve, em seu poema “Pitangueira”, o fruto dessa árvore que faz parte da vida de muitos brasileiros. Seja pelo avermelhado, que dá cor aos quintais, ruas e jardins, pelo sabor marcante ou, até mesmo, pelo aroma inconfundível, a pitanga é uma das frutas mais amadas por aqui, além de ter, para muitos, um gostinho e aroma da infância!

Foto de pitangas em um fundo branco.

Termina agosto. A pitangueira flora…

A pitangueira é um arbusto ou árvore frutífera e ornamental, nativa da mata atlântica. É conhecida, principalmente, pelos frutos doces e perfumados, que fazem parte da cultura dos brasileiros. O nome “pitanga” é de origem tupi e significa vermelho-rubro, em alusão à cor dos frutos maduros. 

É encontrada na forma arbustiva, com o tamanho entre 2 a 4 metros de altura, ou arbórea, entre 6 e 12 metros. Suas flores são pequenas, hermafroditas e brancas, além de levemente perfumadas, o que atrai as abelhas. As folhas são ovais, pontiagudas e avermelhadas, quando jovens, mas que, gradativamente, vão tomando a cor verde.

Foto da pitangueira na Casa da Ciência, com outras árvores ao fundo.

A pitangueira é encontrada comumente na floresta semidecidual do planalto e nas restingas, desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, em regiões onde o clima é subtropical. Porém, pela sua fácil adaptação a diferentes climas e solos, ela pode ser encontrada espalhada por todo Brasil e pelo mundo. Há registros de cultivo em outros países das Américas do Sul e Central, no Caribe, Estados Unidos (Flórida, Califórnia, Havaí), China, Índia, Sri Lanka, México, Madagascar, África do Sul, Israel e vários países do Mediterrâneo.

A floração e a frutificação da árvore, geralmente, ocorrem em duas épocas: a primeira, em março e abril, e a segunda, de agosto a outubro, mas isso pode variar conforme a localidade e as condições climáticas.

Foto de uma pitangueira com alguns frutos, na Casa da Ciência.

A pitanga na cozinha

Que a pitanga é uma fruta saborosa, você já sabe, mas sabia que ela é usada de diversas formas na cozinha? Além de ser consumida in natura, é um ótimo ingrediente em várias receitas. Um suco refrescante é uma boa pedida para dias quentes, assim como um delicioso sorvete. Outra delícia que pode ser feita com a pitanga é a geleia, mas não para por aí! Há muitas possibilidades de uso da pitanga na culinária, como as receitas que podem ser encontradas no site abaixo, para fazer e saborear.

12 receitas com pitanga

O uso na cozinha não se limita somente à fruta da pitangueira, suas folhas também são utilizadas em chás e temperos! Sabia dessa? Essa é mesmo uma excelente árvore para se ter no quintal ou jardim!

Como cultivar e cuidar

Como já vimos, a pitangueira se adapta muito bem a diferentes ambientes, por isso, está espalhada por todo o Brasil e pelo mundo. Você não enfrentará muitas dificuldades para cultivá-la, mas pode tomar alguns cuidados para que ela cresça saudável e dê ótimos frutos.

Embora se adapte a quase todos os tipos de solos, a pitangueira prefere o clima quente e úmido, sendo importante que o local em que ela será plantada pegue muito sol. O adubo também é fundamental para garantir os nutrientes necessários, enquanto ela ainda é jovem, sem esquecer a rega, que vai fazer muito bem para sua plantinha.

Para saber mais: 

https://www.portaldoagronegocio.com.br/agricultura/fruticultura/artigos/pitanga-fruta-de-sabor-agradavel-e-de-usos-diversos-3579

https://minhasplantas.com.br/plantas/pitanga/#:~:text=Apesar%20de%20gostar%20de%20clima,em%20grandes%20lojas%20de%20jardinagem.

Livro pitangueira: https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/Livro+Pitangueira+Final_000h70en20j02wx7ha0bjxel5pl1bej2.pdf

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *