Sabia que o cérebro é uma parte do encéfalo e tem quase 16 bilhões de neurônios?! Achamos isso tão incrível que sempre queremos conhecer mais sobre esse órgão tão complexo do nosso corpo, por aqui, em nosso blog. Já vimos várias dicas de filmes e séries suuuper maneiras que mostram o poder imenso que a mente tem. Queremos, tanto na vida real quanto na ficção, desbravar a mente, a neurociência e as tecnologias, por isso, ficamos de olho nas histórias, curiosidades e descobertas científicas e de autoconhecimento sobre o cérebro. Ah, e falando em descobertas, você sabia que o número de neurônios presentes no encéfalo foi descoberto por uma pesquisadora brasileira? Isso mesmo! Ela se chama Suzana Herculano Houzel e, na época, trabalhava na UFRJ.
O cérebro é o principal órgão do sistema nervoso. Ele é muito importante para o funcionamento do nosso corpo, pois controla todas as nossas ações, voluntárias e involuntárias. As voluntárias são aquelas feitas por vontade própria, como: falar, mexer os dedos ou comer. Já as involuntárias são aquelas sobre as quais não temos controle completo, como: bater o coração ou respirar. As células nervosas ou neurônios processam todas as informações, fazendo com que o cérebro execute todas as suas tarefas. Ufa! Quanta coisa! Como será que o órgão consegue fazer tantas coisas ao mesmo tempo?
Acontece que o cérebro é dividido por áreas e cada uma delas é responsável por uma função. Essas áreas trabalham em conjunto para o desenvolvimento das nossas ações. Demais, né?
SUBDIVISÃO DO CÉREBRO
Além disso, o cérebro, mais precisamente a região do córtex, é subdividido em cinco partes específicas, que possuem funções distintas (embora só quatro fiquem visíveis do lado de fora, o lobo insular tem um dobra interna). Eles são chamados de lobos cerebrais.
• Lobo frontal: localizado na parte da frente do cérebro, é relacionado com trabalho criativo, raciocínio, personalidade, tomada de decisões, movimentação dos músculos esqueléticos, entre outras funções;
• Lobo temporal: localizado nas proximidades das orelhas, atua, principalmente, na comunicação, relacionando-se com a fala, a audição e, até mesmo, a escrita; além disso, funciona como processador da memória;
• Lobo parietal: situado na parte superior do cérebro, está relacionado, entre outras funções, com a percepção das nossas sensações, daí a sua capacidade de processar informações dos sentidos, como dor, frio, calor, toques, cheiros, sabores; além disso, está relacionado à lógica matemática e à localização espacial. Quando estimulado em pacientes conscientes, pode produzir sensações gustativas (amargo, salgado, doce, ácido) na boca;
• Lobo occipital: localizado na parte posterior do cérebro, possui relação com o processamento das informações visuais; danos na área podem ocasionar cegueira total ou parcial.
CAPACETE DE CÉREBRO
Para conhecer melhor, trouxemos o Capacete de Cérebro, uma atividade para você e seus alunos, ou filhos, se divertirem aprendendo! Será que vocês sabem onde fica cada área do cérebro?! Descubra com os pequenos, de acordo com as pistas desenhadas no capacete, quais áreas do cérebro são responsáveis (ou prevalecentes) por atividades sensoriais, motoras ou cognitivas.
Vamos lá?!
MATERIAIS NECESSÁRIOS
Para essa atividade, você vai precisar de:
– Tesoura
– Lápis de cor ou giz
– Fita adesiva ou grampeador
Faça o download das imagens, imprima e se divirta montando seu capacete, unindo as duas metades.
MÃOS À OBRA!
1 – Primeiro, temos que colorir o capacete, de acordo com a preferência da criança;
2 – Depois, recorte o capacete usando a linha tracejada que demarca o contorno de cada hemisfério cerebral;
3 – A seguir, recorte as linhas tracejadas que partem da borda externa e que seguem para o interior de cada hemisfério;
4 – Sobreponha as novas bordas, como indicado no desenho, até uni-las com as linhas marcadas, prendendo por trás com fita adesiva ou grampeador. Fazendo isso, cada metade irá assumir a forma de uma cuia;
5 – Junte as duas metades pela parte superior (lobos frontal, parietal e occipital), grampeie nas extremidades e o seu capacete do cérebro estará pronto!
Caso queira diminuir um pouco o tamanho do capacete, sobreponha mais as partes superiores, mas lembre-se: o lobo frontal deve estar para frente e o occipital, na parte de trás da sua cabeça!
Divirta-se! E não esqueça de compartilhar o seu capacete de cérebro com a gente, no Instagram ou no Facebook!
Ah! Que tal aproveitar que você já sabe tudo sobre essas áreas e fazer uma “ginástica” para o cérebro? Continua aqui com a gente!!!
Revisão técnica: Larissa Feijó
Para saber mais:
Você sabia que o cérebro é o órgão mais complexo do seu corpo?
Pequenas células cinzentas grandes pensamento – um caderno temático sobre o cérebro