Mais uma vez, o esporte estará em destaque no Bastidores da Ciência! Só que, dessa vez, por um olhar um pouco diferente do qual estamos acostumados quando o relacionamos à ciência. Sabemos que o esporte está presente, nas mais diversas formas, na sociedade, mas já pensou como o esporte tem influenciado a todos nós, ao longo da história? E como a história do esporte está ligada a diversas outras áreas? Pois é, o esporte também tem história! E, se tem história, ela precisa ser pesquisada e estudada, e é isso que o Laboratório de História do Esporte e Lazer da UFRJ faz.
O Laboratório de História do Esporte e Lazer (Sport) faz parte do Instituto de História da UFRJ (IH) e tem como tema central de investigação as práticas de esporte e lazer. Seus principais objetivos são: entender a constituição e a importância de uma das mais importantes manifestações culturais e lançar olhares sobre os mais variados assuntos e áreas que permeiam sua ocorrência ao longo do tempo.
O Sport tem como linhas de pesquisas: a Memória Social do Esporte, que tem como objetivo a preservação da memória do esporte; a História Política do Esporte, que busca o desenvolvimento de estudos históricos do esporte na interface com as contribuições da Nova História Política; a História Cultural do Esporte, que pesquisa a história do esporte e suas contribuições na História Social e Cultural, abarcando temas como identidade, classe social, grupos sociais, representações sociais e midiáticas, entre outros. O laboratório pesquisa, também, a História Comparada do Esporte e a História Econômica do Esporte.
Por que pesquisar a história do Esporte?
Sabemos que a ciência é responsável por lidar com as mais diversas questões sociais e imprescindíveis para a sociedade; algumas nós conseguimos ver seu impacto, claramente, como a fabricação de uma vacina, por exemplo, já outras questões, à primeira vista, podem parecer secundárias, mas não são, e assim é com a história do esporte.
O esporte é uma das mais importantes manifestações culturais dos últimos séculos, mobilizando um enorme contingente de pessoas, recursos financeiros inimagináveis, emoções das mais diferentes naturezas, além de importantes temas políticos. Sendo importante e influente, nos mais diferentes temas de natureza social, cultural, política e econômica.
A prática esportiva ocupou e segue ocupando espaço notável na história. Compreender a trajetória do fenômeno esportivo é, portanto, lançar uma luz importante para que possamos entender melhor o presente da própria prática e da sociedade como um todo.
Qual foi o primeiro esporte praticado no Brasil?
Hoje, no Brasil, temos o futebol como o esporte mais popular, mas, além dele, há outros esportes que usam a bola como peça principal, que também são muito populares, como o vôlei e o basquete. Mas você sabia que, antes de as bolas rolarem (ou quicarem) no Brasil, os cavalos já davam um show nas pistas? Pois é, o primeiro esporte praticado de maneira organizada, em nosso país, foi o turfe, uma modalidade de corrida de cavalos.
Há relatos desse esporte sendo praticado por aqui, no início do século XIX. Quer saber um pouco mais dessa história? Então, assista a esse vídeo produzido pelo Sport: Viagem aos tempos do sport. Episódio 1: Antes dos clubes, correm os cavalos!
Para saber mais
Está curtindo conhecer esse laboratório incrível? Então, se liga, porque o Sport tem vários projetos legais para você mergulhar e conhecer um pouco mais sobre a história do esporte!
Blog História(s) do Esporte: https://historiadoesporte.wordpress.com/
Cineclube Sport: https://cineclubesport.wordpress.com/
Viagem aos tempos do Sport (Canal do YouTube):
https://www.youtube.com/channel/UCqKdftoIQzXUmgQJ2Umlw-g
Roteiros Sportivos:
https://historiadoesporte.wordpress.com/2021/01/22/projeto-roteiros-sportivos-roteiro-2-remo/
Conheça também as redes sociais do laboratório:
Equipe do Laboratório de História do Esporte e do Lazer
O laboratório é coordenado pelo Prof. Dr. Victor Andrade de Melo e tem vários professores e pesquisadores envolvidos. Para conhecer a equipe completa, clique aqui.
Se liga no Bastidores da Ciência
Conhecemos mais um laboratório incrível hoje, né? Mas tem muita coisa, ainda, aqui no Bastidores da Ciência. Quer estar por dentro de tudo? Então, fique ligado em nossas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter). E não esqueça #pratudonavidatemlaboratório.