Quer trazer a química, a matemática e a física para seus alunos, como num passe de mágica?
A série de livros escrita pela britânica J. K. Rowling narra a história do jovem Harry Potter – que, aos 11 anos, descobriu ser um bruxo, ao ser convidado para estudar na Escola de Magia e bruxaria de Hogwarts –, destacando suas aventuras, conflitos e relações de amizade, durante os anos escolares.
Mas o que será que a ciência tem a ver com tudo isso?
A obra, muito popular, seja na versão dos livros ou dos filmes, oferece elementos para abordar diferentes temas de ciência, de maneira lúdica, criativa e bastante divertida.
As aulas de poções do professor Snape, por exemplo, são bastante inspiradoras para pensarmos sobre conceitos da química. Assim como em um laboratório, elas requerem muito cuidado e atenção. Ao misturar diferentes substâncias, podemos obter soluções extraordinárias ou explodir um laboratório inteiro.
E por que não usar o chapéu seletor para falar sobre agrupamento e probabilidade? A distribuição dos alunos entre as casas Sonserina, Grifinória, Lufa-Lufa e Corvinal pode gerar uma conversa muito interessante sobre conceitos da matemática.
Será que a invisibilidade só é possível com magia?
Na série, Harry ganhou, misteriosamente, uma capa de invisibilidade, no seu primeiro natal em Hogwarts. O instrumento mágico permitiu que ele andasse pela escola sem ser visto, ajudando-o a desvendar mistérios e combater você-sabe-quem.
Nós conseguimos fazer um objeto ficar invisível sem usar o feitiço da desilusão ou a capa da invisibilidade. Quer repetir essa experiência com seus alunos?
Então, se liga só nesse passo a passo.
Materiais:
- 2 recipientes de vidro lisos e transparentes (Atenção: um recipiente pequeno e um recipiente grande, de forma que o menor caiba dentro do maior);
- Óleo de cozinha (a quantidade de óleo utilizada depende do tamanho dos recipientes).
Procedimentos:
- Coloque o recipiente pequeno dentro do recipiente de vidro grande;
- Encha o recipiente pequeno com óleo até que ele transborde;
- Continue colocando óleo, agora no recipiente maior, até que o recipiente pequeno fique completamente submerso.
Viu o que aconteceu? Não é possível ver o recipiente pequeno dentro do recipiente grande, dando a ilusão do mesmo ter ficado invisível. Demais, né?
O que aconteceu:
A impressão de que o recipiente pequeno ficou invisível acontece graças ao índice de refração da luz. Esse índice é uma grandeza física que mede a redução da velocidade da luz quando a mesma é transmitida através de um meio transparente. A mudança no índice de refração faz com que a luz refrata, isso significa que ela sofre um desvio em seu caminho.
Como a mudança de índice de refração do óleo para o vidro é muito pequena, o desvio que a luz sofre é também muito pequeno. O resultado é que quase não conseguimos distinguir o vidro do óleo, resultando na invisibilidade do frasco menor.
Ficou curioso para ver esse experimento sendo realizado? Olha só o vídeo que a equipe do Ladif UFRJ gravou:
É bem verdade que esse experimento não permite que a gente ande por aí sem sermos vistos, já que nossos corpos são elementos opacos. Mas seus alunos vão gostar de saber que existe uma lente que ajuda a camuflar objetos. Incrível, né? Vocês podem saber um pouco mais sobre as lentes Frasnel aqui.
Como diria Arthur Wesley: “Que coisas fantásticas vocês trouxas inventaram para substituir o uso da magia”.
Para saber mais:
Ficção científica e ensino de ciências: para além do método de ‘encontrar erros em filmes’.
LADIF UFRJ
https://www.youtube.com/channel/UCQGI-Qtt95zQiuDPjMoAgTA
Poesia na sala de aula de Ciências? A literatura poética e possíveis usos didáticos
http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol3/Num1/a07.pdf
Refração da Luz https://www.todamateria.com.br/refracao-da-luz/
5 experimentos inspirados em Harry Potter https://porvir.org/5-experimentos-cientificos-inspirados-em-harry-potter/
Zoologia Fantástica e onde habita
https://sites.google.com/uem.br/exposicaozoologiafantastica