A gente por aqui ama passar o tempo lendo! E, nesse momento em que encontros sociais e viagens estão limitados, nada melhor do que um bom livro para viajar sem sair do lugar e viver em outras épocas e realidades. Sabe aquela aventura de tirar o fôlego? Aquela fantasia que dá asas à imaginação?! Ou mesmo um romance, drama… Bom demais sentir tanta emoção e inspiração! Mas sabia que a literatura e a ciência podem andar lado a lado?!
Isso mesmo! Embora seja bastante comum pensarmos nesses dois campos separadamente, eles se inspiram e se misturam, muitas vezes. E, cá para nós, toda essa mistura costuma resultar em ótimas histórias!
Talvez os resultados mais famosos dessa relação sejam as histórias de ficção científica. Tanto a máquina do tempo de H. G. Wells, quanto as viagens de Júlio Verne ou os conflitos de Frankenstein nos levam a mergulhar em seus mundos fictícios, viajando e refletindo sobre as possibilidades nos meios científicos e tecnológicos e suas influências em nosso mundo (e em outros também!).
E olha que não acaba por aí! Autores de outros gêneros literários também fazem uso dessa mistura. Seja nas poesias de Antônio Gedeão, nos cordéis de Raimundo Santa Helena ou nas aventuras dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, é possível encontrar os mais variados temas da ciência como norteadores ou panos de fundo das histórias.
Mas será que o contrário também acontece e obras literárias influenciam cientistas?
As histórias de Júlio Verne são bastante famosas por antecipar descobertas e invenções. Nelas, o homem pisou na Lua e viajou pelas profundezas do oceano muito antes desses eventos serem possíveis. Demais, né?! E não foi só ele, não! Os debates promovidos pelas obras de George Orwell (1984), Aldous Huxley (Admirável Mundo Novo) ou Suzanne Collins (trilogia Jogos Vorazes) também possibilitam reflexões bem cotidianas.
Viu só como a literatura e a ciência, ainda que tenham linguagens específicas, métodos e campos de ação diferentes, podem se relacionar intensamente?
Ficou animado para embarcar em muitas aventuras literárias? Então, vem com a gente, porque selecionamos alguns livros que estavam guardados na estante e valem a pena ser lembrados!
NOTA: Os títulos relacionados encontram-se disponíveis em outros domínios, sendo estes exclusivos responsáveis pela sua manutenção.
Dicas de leituras:
Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley
Disponível em: https://cesarmangolin.files.wordpress.com/2010/08/aldous-huxley-admiravel-mundo-novo.pdf (Acesso em 25 de fevereiro de 2021)
A volta ao mundo em oitenta dias – Júlio Verne
Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/eb000003.pdf (Acesso em 25 de fevereiro de 2021)
Frankenstein – Mary Shelley PDF
Responsabilidade Lelivros.com. (Acesso em 25 de fevereiro de 2021)
Poesias de António Gedeão
Disponível em: https://www.escritas.org/pt/antonio-gedeao (Acesso em 25 de fevereiro de 2021)
Senhor dos anéis – Gonçalo Ferreira da Silva
Disponível em: http://rubi.casaruibarbosa.gov.br/bitstream/20.500.11997/1605/2/Senhor%20dos%20An%c3%a9is.pdf (Acesso em 25 de fevereiro de 2021)
Para crianças:
Aritmética da Emília – Monteiro Lobato
Disponível em: https://www.fortaleza.ce.gov.br/images/Cultura/Monteiro_Lobato_-_Aritm%C3%A9tica_da_Em%C3%ADlia.pdf Acesso em 25 de fevereiro de 2021
Afinal, o que houve com o meu corpo? – Carla Almeida, Hilda Gomes e Claudia Oliveira
Disponível em: http://www.museudavida.fiocruz.br/images/Publicacoes_Educacao/PDFs/afinaloquehouvecommeucorpo.pdf (Acesso em 25 de fevereiro de 2021)
Nos trilhos da ciência – Cláudia Oliveira
Disponível em: http://www.museudavida.fiocruz.br/images/Publicacoes_Educacao/PDFs/nostrilhosdaciencia.pdf (Acesso em 25 de fevereiro de 2021)
Oswaldo e seu castelo – Cláudia Oliveira
Disponível em: http://www.museudavida.fiocruz.br/images/Publicacoes_Educacao/PDFs/Oswaldoeseucastelo.pdf (Acesso em 25 de fevereiro de 2021)