Alice correu para não perder a festa!

A imagem é uma ilustração da personagem Alice, do escritor inglês Lewis Carroll, e um balão de diálogo com a frase: "Não vejo a hora de atravessar o espelho e chegar a tempo de comemorar os 25 anos dessa Casa tão divertida e curiosa!”. A personagem está de pé, na frente de um espelho, no salão expositivo da Casa da Ciência. Ela segura um relógio, em uma de suas mãos. No canto superior, à esquerda, está o logo da Casa da Ciência e, à direita, o selo de 25 anos da Casa da Ciência.

É tarde! É tarde! Apesar da hora, consegui chegar à festa de 25 anos da Casa da Ciência! Fiquei viajando em tantas histórias que quase me atrasei… Lembra de mim? Sou a protagonista do escritor inglês Lewis Carroll, nos clássicos da literatura As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, de 1865, e Alice Através do Espelho e o que ela encontrou por lá, de 1871.

Nesses livros, vivi grandes aventuras que continuam a encantar gerações: visitei os lugares mais fantásticos e conheci os personagens mais enigmáticos e malucos que alguém poderia imaginar, como o apressado Coelho Branco. Cheia de curiosidade e imaginação, viajei pelo mundo do sonho e da fantasia, onde tudo parecia ser diferente do que eu conhecia, me transformei, enfrentei desafios, ultrapassei obstáculos e, ao final, despertei em casa!

Ah, mas também tive outra aventura inesquecível fora dos livros! E tudo começou quando eu estava, novamente, diante do espelho, imaginando o que haveria do outro lado… No momento seguinte, passei através dele e encontrei algo quase mágico… Quer saber o quê?

Dessa vez, era a exposição Espelho, espelho meu…, que reuniu mais de 25 mil visitantes, no salão da Casa da Ciência, entre agosto e dezembro de 2000. E, aqui, fiz grandes amigos: o Patinho Feio, a Medusa, a Sereia Iara, o Narciso e a madrasta da Branca de Neve, que também tinham alguma relação com o espelho. Juntos, convidamos o público a descobrir quanta ciência está envolvida nesse objeto tão fascinante e comum, interagindo com vários experimentos. Tinha túnel de espelhos, caleidoscópio gigante, espelho antigravidade e muito mais, para surpreender a todos com suas imagens refletidas de tantas formas. Simplesmente o máximo aprender brincando, não é mesmo?! Desde então, sempre quis voltar a essa Casa tão divertida e curiosa!!

E, ao longo de 2020, assim como eu em minhas viagens maravilhosas, você conheceu um pouquinho mais sobre algumas das grandes personalidades e personagens que fazem parte da trajetória da Casa da Ciência.

Então, você me pergunta, será que é mesmo tarde?! O ano pode estar acabando e logo chegarão os 26 anos… Mas ainda há muita história para ser escrita e vivida, cheia de aventuras, experiências, arte e ciência! Que, em todos os momentos memoráveis, a parceria seja sempre protagonista!

Agora está na hora de cortar o bolo. Tchau, tchau!

Quer saber quem mais veio festejar com a gente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *