Olá, professor, o lugar que vimos ontem não é o mesmo que vemos hoje. Por que será? Os espaços pelos quais transitamos passam por constantes mudanças devido à ação do homem, sejam físicas ou, até mesmo, simbólicas, considerando os novos usos dos locais.
A Casa da Ciência, que hoje é um centro cultural de ciência e tecnologia da UFRJ, já passou por muitas transformações ao longo dos anos, assim como seu entorno. Você e os seus alunos podem saber um pouco mais sobre essa história em nosso blog ou acompanhando o que estamos preparando. Vocês vão se surpreender com tantas descobertas sobre esse espaço que conta muito sobre a ciência em nosso país!
Conheça a história da edificação da Casa da Ciência
Por que não se inspirar com a nossa história e estudar sobre o entorno de vocês, descobrindo muito mais sobre a escola, o bairro ou a cidade em que vivem? Levar os alunos a conhecer e refletir sobre as mudanças que aconteceram nas redondezas pode ser muito interessante e divertido. Estudos que promovam conhecimento e diálogo sobre memória social mostram-se potentes no que se refere à formação de sujeitos críticos. Por meio deles, os alunos podem compreender o seu lugar como sujeitos sociais e culturais, que constroem e modificam espaços e paisagens, ao longo do tempo. Podem compreender, ainda, a maneira como questões cotidianas precisam ser analisadas além do presente, considerando a relação histórica dos acontecimentos, de acordo com o meio social e o tempo.
Área de conhecimento | Ciências Humanas |
Componente curricular | História e Geografia |
Competências específicas | – Identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural, de modo a participar efetivamente das dinâmicas da vida social; – Comparar eventos ocorridos, simultaneamente ou em tempos diferentes, no mesmo espaço e em espaços variados. |
Unidade temática | – O sujeito e seu lugar no mundo; – Conexões e escalas; – As formas de registrar as experiências da comunidade; – O lugar em que se vive; – Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos. |
Objetivos do conhecimento | – Identidade sociocultural; – Experiências da comunidade no tempo e no espaço; – Mudanças e permanências; – As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologias digitais de informação e comunicação e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais; – Os patrimônios históricos e culturais da cidade e/ou do município em que vive; – A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.). |
Sugestões para explorar:
1) Pergunte aos seus alunos sobre a Casa da Ciência da UFRJ. Será que eles já conhecem o nosso espaço? O que será que imaginam que possa existir aqui? Depois, vocês podem conversar sobre o nosso passado. O que será que eles imaginam que existia aqui antes? Pesquisem em nosso blog, descobrindo novas informações e vendo fotos bem antigas.
Será que foi assim que vocês imaginaram? Não esqueçam de nos contar! Aproveitem para conversar sobre fontes de informações e a necessidade de realizar pesquisas em fontes confiáveis!
2) E o prédio da escola, ele sempre foi o mesmo? O bairro sempre foi assim ou sofreu muitas modificações? Por que será que ele tem esse nome? São perguntas muito instigantes que os alunos vão adorar responder. Podem começar com uma conversa sobre as hipóteses em torno do assunto e, depois, pesquisar para descobrirem ainda mais.
Considerem, nessa pesquisa, além das fontes tradicionais, como arquivo da cidade, bibliotecas e museus, entrevistas com pessoas que moram há muito tempo na região. O que será que elas têm para contar? Compartilhem e registrem as descobertas, ao final terão um portfólio muito bacana.
3) Quantas coisas legais e interessantes vocês devem ter descoberto! A turma já deve ter compreendido como os espaços se modificam ao longo dos anos e como nós, humanos, somos responsáveis por boa parte dessas mudanças.
Agora, que tal propor um desafio: como eles acham que o local será daqui a 100 anos? Tudo será igualzinho ou muita coisa pode mudar? Importante colocá-los como sujeitos que agem e irão agir nesse espaço e na sociedade, sendo, também, responsáveis pelas modificações. O grupo pode produzir desenhos ou textos com as ideias.
Nós, da Casa da Ciência, vamos adorar fazer essa viagem no tempo com vocês. Compartilhe com a gente pelo e-mail juntosnacasa@casadaciencia.ufrj.br ou em nossas redes sociais.
Para saber mais e se inspirar:
Centro Cultural do Ministério da Saúde
História da Fiocruz:
http://www.coc.fiocruz.br/index.php/pt/campus-manguinhos#.U3T5mSg-fh4
http://www.coc.fiocruz.br/index.php/pt/pavilhao-mourisco#.U3UKnyg-fh4
História da cidade do Rio de Janeiro:
http://www.rio.rj.gov.br/web/arquivogeral/linhadotempo
http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/busca?mult=&cat=&tip=&proj=2816&txt=
http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/busca?txt=hist%C3%B3ria%20da%20cidade
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio-450-anos/noticia/2015/01/fotografo-mescla-imagens-do-rio-antigo-com-o-atual-veja-o-resultado.html