Einstein viajou no tempo-espaço para celebrar!

A imagem é uma ilustração de Albert Einstein e um balão de diálogo com a frase "No Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, que tal uma viagem no tempo-espaço para lembrar um pouco da minha história no Brasil e na Casa da Ciência?" O personagem está de pé, na frente do atual prédio do palácio universitário da UFRJ, na Praia Vermelha. Ele usa um chapéu de festa e sopra uma "língua de sogra", brinquedo de festa. No canto inferior direito, a logo da Casa da Ciência. No canto superior esquerdo, a logo de 25 anos da Casa da Ciência.

Uau, essa viagem no tempo-espaço me deixou um pouco zonzo! Mas cheguei logo à festa dos 25 anos da Casa da Ciência e também para comemorar o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico!  Perdão se não me apresentei: me chamo Albert Einstein e, modéstia à parte, você deve ter ouvido falar de mim. Imagine que, no início do século XX, visitei a instituição que, décadas depois, daria lugar ao campus da Praia Vermelha da UFRJ?! Por isso, eu e a Casa temos muita história para contar!

Para quem não sabe, conto: nasci na Alemanha e me formei físico pela Escola Politécnica de Zurique, na Suíça. Em 1905, publiquei cinco trabalhos revolucionários para a ciência. Mas a fama e o reconhecimento mundial aconteceram após um evento astronômico, em 1919: o eclipse solar total, que pôde ser observado e documentado por cientistas, em Sobral, no Ceará, comprovando a minha Teoria da Relatividade Geral.  Como disse uma vez: “A questão que minha mente formulou foi respondida pelo radiante céu do Brasil”!

E, para minha alegria, consegui visitar o país, em 1925. No Rio de Janeiro, me encantei com o Pão de Açúcar, o Corcovado, o Jardim Botânico… Também estive em instituições, como o Museu Nacional, o Instituto Oswaldo Cruz (que se tornou Fundação) e o Observatório Nacional. Em uma dessas visitas, fui apresentado a Juliano Moreira, diretor do Hospício Nacional dos Alienados. E, assim, conheci o local que hoje é o campus da Praia Vermelha da UFRJ, endereço da Casa da Ciência. Legal, né?

Mas a nossa história não para por aí! Em 2004, veja só, fiz parte do desfile da Unidos da Tijuca, realizado em parceria com a Casa da Ciência. No abre-alas (uma incrível máquina do tempo!!), fui representado pelo premiado ator Carlos Palma, que, em 1999 e 2001, também encheu a Casa com muita arte, na peça “Einstein”, do Núcleo Arte Ciência no Palco. O espetáculo atraiu quase 4 mil pessoas ao espaço mais querido de Botafogo. E, em 2005, Ano Mundial da Física, aconteceu o “Einstein para Poetas”, com palestras sobre meus estudos para o público da Casa.

Com tantos encontros, não poderia deixar de prestigiar os 25 anos desse Centro Cultural de Ciência e Tecnologia tão amado!