Por que as coisas caem?

(de acordo com a teoria de Albert Einstein)

Ilustração de três crianças felizes segurando um lençol com uma bola pesada (tipo de sinuca/bilhar) e uma bola de gude em cima. O desenho também possui um gato observando a brincadeira.
Ilustração: Cruz

O que você sabe sobre Albert Einstein? Que ele era um cientista? Muito bem! Que tirou foto fazendo careta? É dele mesmo que estamos falando! Agora, você tem ideia do tipo de perguntas que esse famoso físico alemão se fazia? Perguntas aparentemente muito simples, como “por que as coisas caem?”. E qual será a explicação para esta questão, segundo Einstein? Vamos experimentar!

Você vai precisar de:

• lençol;
  • bola pesada (tipo de sinuca/bilhar);
  • bola de gude;
  • dois amigos.

Mãos à obra!

Com a ajuda de um dos amigos, estique o máximo possível o lençol, que fará o papel do espaço sideral. Em seguida, peça ao outro amigo para colocar bem no centro do lençol esticado a bola pesada, que fará o papel da Terra. Depois disso, ele deve colocar sobre o lençol a bolinha de gude (que fará o papel de um objeto qualquer que cai) nas proximidades da ‘barriga’ causada pela bola pesada.

O que aconteceu?

A bolinha de gude “caiu” em direção à bola pesada. Aprendemos na escola que as coisas caem por causa da “força” da gravidade. Einstein, com sua teoria da gravitação (a teoria da relatividade geral), mostrou que os corpos caem porque eles “escorregam” no espaço que está deformado por um corpo muito mais pesado (planeta, estrela, buraco negro etc.). Quanto maior a massa de um corpo, mais deformação ele vai causar no espaço ao redor dele e, portanto, maior será sua gravidade.

Este experimento foi elaborado por Cássio Leite Vieira, jornalista e historiador da Física, Especial para a Ciência Hoje das Crianças.

Quer saber mais? Confira o site da Ciência Hoje das Crianças: http://chc.org.br/

Logotipo do Instituto Ciência Hoje
Logotipo da revista Ciência Hoje das Crianças