Caminhos da divulgação científica no Brasil…

Em meio a tantas notícias falsas e posturas negacionistas sobre a ciência, percebemos, cada vez mais, a importância de valorizar a produção e a divulgação de informações, pesquisas e debates científicos, de forma responsável e acessível a todos. E essa tem sido uma das grandes tarefas da popularização da ciência, em nosso país, nas últimas décadas.

Quer conhecer mais sobre essa área de atuação? Então, nada melhor do que começar pela leitura de Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil, primeiro livro da série Terra Incógnita, criada pela Casa da Ciência, em 2002, em parceria com o Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, para estimular a reflexão sobre a divulgação científica, explorando variados temas e enfoques.

Neste volume, você encontra artigos, entrevistas e depoimentos que discutem história, educação e diferentes linguagens e meios utilizados para popularizar a ciência, tais como: jornais, literatura infantil, televisão, rádio, teatro, desenhos animados e exposições.

Uma experiência rica e diversificada de profissionais que atuam na área. Uma leitura imperdível para todos que se interessam pelo tema e seus caminhos em nosso país.

Em suas páginas, descobrimos que:

“A divulgação científica é uma atividade em permanente (re)construção, em particular no Brasil. Consolidá-la, melhorar sua qualidade e ampliá-la para incorporar grandes parcelas marginalizadas de nossa população é uma tarefa imensa, que só poderá ser tecida se contar com direcionamentos gerais consistentes. E, principalmente, se for transformada em um processo coletivo suficientemente amplo, que envolva instituições de pesquisa, universidades, comunicadores, cientistas, educadores, estudantes e o público em geral. Nesse sentido, e com essa esperança, nada melhor do que recordar o processo de geração do novo que emerge do canto coletivo de João Cabral de Melo Neto:

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito de um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos. (…)”

Para continuar a ler:

A série Terra Incógnita inclui também os livros abaixo:

A divulgação da ciência como literatura (Ana Maria Sánchez Mora, 2003).

O pequeno cientista amador: a divulgação científica e o público infantil (Luisa Massarani, 2005).

Terra Incógnita: a interface entre ciência e público (Ildeu de Castro Moreira, Jon Turney e Luisa Massarani, 2005).

Um comentário