Um palco para a ciência!

Tem espetáculo na Casa hoje!?

A arte apresenta três fotos: a primeira é uma cena da peça Einstein – a dimensão humana do maior cientista deste século, 1999. Einstein está sentado em um poltrona, calçando os sapatos, rodeado por livros; ao fundo, um quadro negro. A segunda mostra uma cena do espetáculo Um Voo para Santos Dumont, 2004. Três jovens, usando roupas coloridas e chapéu de aviador, olham para alto e apontam a imagem do 14 Bis. Na terceira, um homem e uma mulher estão no quarto de casal da exposição Cadê a Química? Algumas crianças observam os dois. Acima há uma circunferência marrom com o desenho de uma casa no centro.
Primeira foto: Einstein – a dimensão humana do maior cientista deste século, 1999, ACP.  Segunda:  Um Voo para Santos Dumont, 2004, Cia Preto no Branco. Terceira: Combinação Explosiva, 2012, Cantos do Rio. Acervo: Casa da Ciência/UFRJ

Quantos aspectos da ciência e da vida podem ser discutidos e expressados por meio de espetáculos artísticos? Teatro, música, dança, circo, poesia, contação de história… É a magia acontecendo no Palco da Ciência

A arte, em suas diferentes formas de expressão, integra a programação da Casa da Ciência desde a sua inauguração, em 1995. O Palco da Ciência abre espaço para grupos de teatro que difundem temas científicos, nas mais diversas linguagens artísticas.

Em 1997, por exemplo, recebemos os espetáculos Musicircus e Caixa de Teatro da Cia Navegante – Teatro de Marionetes. No mesmo ano, durante a exposição Nossas Florestas, Nossa Herança, exibimos Histórias de Plantas, Gentes e outros Bichos e A incrível cidade de Zé Cata-Cata pela Casa de Marionetes Javarini Teatro de Bonecos. Os bonecos falantes não são um encanto!?

E a inesquecível peça Einstein: A dimensão humana do maior cientista do século! (1999) O ator Carlos Palma retratou as memórias, ideias e conflitos pessoais do grande físico. Um sucesso do grupo Arte Ciência no Palco (ACP) que retornou em 2001, no evento Universo em Expansão. A ACP encenou ainda Copenhagen, um encontro entre os cientistas Niels Bohr e Werner Heisenberg na fase crucial de criação da bomba atômica, e Da Vinci pintando o sete. A Cia Preto no Branco apresentou o belíssimo espetáculo infanto-juvenil Um Voo para Santos Dumont (2004). Conjuntamente, houve uma exposição sobre a história da aviação, produzida pelo Museu Aeroespacial da Aeronáutica, com objetos originais e uma réplica do 14 bis.

Como não falar da contação de histórias! Muitas vezes, é uma deliciosa salada de linguagens cênicas, com dramaticidade, brincadeiras, cantos e danças, e tem sido associada a temas expositivos. A Cia Preto no Branco nos brindou com O menino de Brodósqui (1999). O grupo Parlendas em Cena seguiu O rastro do pequeno Baumbá (1999). O Cantos do Rio fez uma divertida “Combinação Explosiva”, em nossa exposição Cadê a Química? (2012). A dupla Jujuba e Ana Nogueira também tiraram boas risadas do público em A Terra em sete tempos (2011), E fez-se a luz! (2016).

A Casa acolheu as primeiras edições da Mostra de Teatro da UFRJ. O evento acontece anualmente desde 2001, e exibe montagens dos alunos de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ, em parceria com formandos dos cursos de Indumentária e Cenografia da Escola de Belas Artes. Também, inclui os projetos finais de Artes Cênicas do Colégio de Aplicação (CAp/UFRJ). Em 2003, na III Mostra de Teatro, tivemos a exposição 10 Anos de Direção Teatral na UFRJ, conjugada com uma mesa redonda sobre o assunto.

Não podemos esquecer do nosso apoio, em 2005, à II Mostra Universitária de Teatro, como parte do Riocenacontemporânea Festival Internacional de Artes Cênicas do RJ – um fórum de discussão de companhias teatrais nacionais e internacionais, criado em 1997.

É melhor parar por aqui, a lista de espetáculos é enorme! Se você se lembra de algum momento imperdível, vivido em nosso Palco da Ciência, conta pra gente. Temos paixão por colecionar memórias!

Siga nossos posts históricos todas as segundas feiras.

Referências:

Entre que a Ciência é sua!  Reflexões sobre a produção memorialística da Casa da Ciência da UFRJ no cenário da Divulgação Científica Brasileira (Luciane Correia Simões, 2020)

Relatórios e documentos do Acervo do Projeto Memória da Casa da Ciência.

Acesse: