Vamos colocar a mão na massa?

De vez em quando, você tem vontade de sair da rotina, fazer algo surpreendente? Ou ter um dia divertido em família? Quem sabe, apreender coisas novas? Colocar a mão na massa, ou melhor, no conhecimento? Se sua resposta é sim, para qualquer uma dessas perguntas, você vai se apaixonar pelos nossos programas #PartiuFérias e Ciência para Curtir.
São programas que oferecem atividades a todos os tipos de público, com a colaboração de pesquisadores, professores e técnicos da UFRJ e de instituições parceiras da Casa da Ciência. Assim, propomos oportunidades únicas de experimentar e aprender ciência.
Nas edições do #PartiuFérias, por exemplo, foram dias de atividades diversas: cine pipoca com ciência, contação de histórias, oficinas, escalada, dança, malabares… E conteúdos bem interessantes, como fósseis, corpo humano, insetos, química e muito mais! Uma verdadeira festa de descobertas, com muita diversão!
E, para nos ajudar nesse desafio, convidamos vários parceiros: o Museu Ciências da Terra trouxe a oficina “Universo Divertido dos Fósseis e Dinossauros”; o Espaço Ciência Viva, “Desvendando a vida em uma gota d’água”; o Projeto Faz e Acontece (EEFD/UFRJ) falou sobre o corpo e colocou muitos esqueletos para dançar e se exercitar; o Instituto de Matemática/UFRJ mostrou como a matemática pode ser bem divertida, em “Jogos Matemáticos”; a Faculdade de Farmácia/UFRJ trouxe uma cientista para conversar sobre “Lá vem o Sol: amigo ou vilão?”, e rolou até um “kit proteção” de brinde.
Já a série Ciência para Curtir acontece no terceiro sábado de cada mês, com uma programação especial! E por que não dizer que o Espaço Ciência Viva, além de grande parceiro, foi nossa principal inspiração, com seu “Sábado da Ciência”. Conhece? Já curtiu alguma vez?
São muitas experiências incríveis para lembrar por toda a vida, como a oficina “Bromélia”, com a equipe do Ciência sob Tendas da UFF. O público foi incentivado a se aventurar pelo jardim da Casa, com uma pipeta na mão, e explorar o mundo microscópico das bromélias. Que surpresa ao descobrir que, além de lindas, elas são um verdadeiro berçário, cheinho de nutrientes e organismos vivos!
É tudo tão divertido que estamos cheios de saudades de novos momentos como esses. Em 2020, já sabe né!?, a pandemia da COVID-19 jogou um balde de água fria em nossos planos e tivemos que adaptar todo o nosso trabalho. O que tem sido um desafio e tanto! Mas esperamos voltar, em breve, com esses programas presenciais e nossas exposições interativas, entre outras atividades. Enquanto isso, curta nossas propostas online!
Chegamos ao fim dessa série de posts históricos, comemorativa dos 25 anos da Casa. Agora, queremos dar voz a você que fez e faz parte de nossa história. Então, vem contar pra gente suas memórias com a Casa. Logo, publicaremos aqui.
Referências:
Relatórios e documentos do Acervo do Projeto Memória da Casa da Ciência.