Todo artista mistura cores para criar verdadeiras obras de arte! Aposto que você, também, já misturou várias tintas ou canetinhas para colorir seu desenho. Sabia que a maioria dessas cores que usamos são, na verdade, o resultado da mistura de duas ou mais cores? Talvez você tenha ouvido falar disso… Mas já viu acontecer com seus próprios olhos?!! Quer tentar? Vamos experimentar!
Você vai precisar de:
- 6 copos transparentes;
- 1 rolo de papel higiênico;
- corante alimentar (azul, vermelho e amarelo);
- água.
Mãos à obra!
Coloque água em 3 copos até um pouco acima da metade. Coloque algumas gotas de cada corante (se for líquido) ou um punhadinho (se for em pó), em um desses copos (cada cor em um copo diferente). Organize os 6 copos em círculo, intercalando os copos com água colorida e os vazios.
Em seguida, separe um conjunto de 8 a 10 folhas de papel higiênico e enrole fazendo 6 pontes/canudos de papel.
Insira os(as) canudos/pontes, ligando os copos sem água aos com água colorida.
Agora é só aguardar e observar!
O que aconteceu?
Uauu!!! A água percorreu os canudos/as pontes de papel enchendo os copos vazios! Mas o que será que aconteceu com as cores? Misturaram-se formando novas cores!
Por que isso aconteceu?
A água, colorida pelos corantes nas cores pigmentos (tinta) primárias, percorreu o papel por conta da aderência/atração das moléculas da água às moléculas do papel (chamamos esse processo de capilaridade, que é a propriedade que os fluidos têm de subir ou descer em tubos extremamente finos). O papel funciona como um canudo/uma ponte para a água passar de um copo para o outro. Além disso, a água que veio dos copos com corantes se misturou, formando novas cores.
Não esqueça de compartilhar com a gente o experimento, pode ser pelo e-mail juntosnacasa@casadaciencia.ufrj.br ou em nossas redes sociais. Vamos adorar saber tudo o que rolou e as descobertas que fizeram!
muito legal e muito fácil de fazer com as crianças de todas as idades,e em casa nessa época de pandemia.
obrigada por dividir com a gente essa experiencia