
Atenção professores(as) e licenciandos(as)! Você já parou para pensar em como a geologia está muito mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos? E em como as rochas têm histórias para contar e o que elas dizem sobre meio ambiente e saúde?
No Papo com Professores, nosso encontro com docentes aqui na Casa da Ciência, vamos explorar essa relação e discutir como levar esses temas para a escola de forma acessível e significativa.
Nosso encontro será presencial, na Casa da Ciência e contará com a participação do professor Dr. Ismar de Souza Carvalho, do Instituto de Geologia da UFRJ. Aqui, além de abordar os aspectos teóricos, o professor tratá oficinas práticas, com a apresentação de materiais e jogos que poderão ser levados para sala de aula.
Curtiu? Então não perca essa oportunidade de participar com a gente e faça sua inscrição, pois as vagas são limitadas. As inscrições vão até o dia 25 de novembro pelo link na bio.
📅 29 de novembro | Sábado | 10h às 13h
📍 Casa da Ciência da UFRJ – Rua Lauro Müller, 3, Botafogo – RJ.
🎓 Público-alvo: Professores da Educação Básica e licenciandos
📝 Inscrições: até dia 25/11
Haverá certificação e a seleção se dará por meio de ordem de inscrição.
Para inscrever-se clique AQUI
——
EMENTA
O encontro propõe um estudo da relação entre geologia, meio ambiente e saúde sob uma perspectiva dialógica e interativa.
Na primeira parte deste encontro os professores serão convidados a dialogar sobre as suas experiências com o tema, desafios e interesses, bem como participarão de uma roda de conversa com o paleontólogo, pesquisador e professor do Instituto de Geociências (IGeo) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ismar de Souza Carvalho. O encontro abordará discussões sobre a formação do solo e das rochas, a qualidade da água e dos minerais, e o impacto das ações humanas no equilíbrio ambiental e na saúde coletiva; reflexões sobre os desastres ambientais na perspectiva da geologia e suas consequências sociais e sanitárias; exploração da educação geocientífica como campo de sensibilização e de práticas pedagógicas voltadas ao território, à sustentabilidade e ao cuidado com a vida.
A segunda parte do encontro será dedicada à atividade prática com pigmentos naturais inspirados na arte rupestre, integrando ciência, arte e ancestralidade. A oficina terá como principal objetivo instrumentalizar os participantes e discutir aspectos da geologia que podem ser abordados nessa atividade lúdica e interativa.
Por fim, os professores realizarão uma visita à exposição Arte Rupestre e Realidade Virtual, sendo convidados a compartilhar suas impressões.
