Se eu juntar todas as cores, dá… branco? Vem com a sua turma descobrir com a gente!

Fotografia de um experimento de luzes e cores realizado na Casa da Ciência da UFRJ. Na parte de baixo da imagem, encontram-se várias mãos levantadas e logo atrás delas, projetadas em um tecido branco, as sombras coloridas dessas mãos. Na parte superior direita, há uma tag em azul, com o texto em branco: “para professores”, ao lado de um desenho de um quadro com as letras A, B e C, também em branco.

Já reparou quantas coisas diferentes vemos em nosso dia a dia? Carros, bicicletas, roupas, pessoas… Uma verdadeira infinidade de objetos de todos os tipos, tamanhos, formas e cores. Será que seus alunos já pararam para pensar em como enxergamos as cores e como conseguimos diferenciá-las? Ao fazer essa pergunta para a turma, você pode ter como resposta imediata a seguinte frase: “Com os olhos, né?”, mas será que ela está errada? 

Não está! Afinal, nossos olhos são os responsáveis pela visão, um dos sentidos que nos fazem enxergar o mundo. E, ao falarmos sobre luzes e cores, nossos olhos são os responsáveis por captar a luz que vem dos objetos, definindo a coloração que conseguimos ver.

Mas, na verdade, há muito mais coisas envolvidas nesse processo, não é mesmo? Preparamos uma sequência de atividades para ajudar seus alunos a descobrirem, de forma prática e criativa, quanta física existe no cotidiano deles.

  • Área do conhecimento: Ciências da natureza
  • Componente curricular: Ciências; física; óptica
  • Unidade Temática: Matéria e energia
  • Objetos do conhecimento: Estrutura da matéria / Efeitos da luz nos materiais
  • Competências específicas (BNCC Ensino Médio): Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das ciências da natureza.

Roteiro de desenvolvimento

1) Converse com seus alunos sobre fonte primária e fonte secundária de luz, será que eles sabem o que é isso? Permita que elaborem e exponham para o grupo suas hipóteses sobre o assunto. Perguntas como qual a cor da luz que eles conseguem ver no ambiente ou como ela se forma podem ser boas oportunidades para reflexão e abordagem do tema. 

Você pode explicar que as fontes primárias são aquelas que produzem a sua própria luz, como o Sol e as estrelas, lâmpadas e fogueiras. Já as fontes secundárias são aquelas que apenas refletem a luz que chega até elas, como a Lua e outros objetos do nosso dia a dia. Interessante, não é?

O que será que isso tem a ver com as cores que enxergamos? Tudo!

A luz branca que vem do Sol ou de uma lâmpada incandescente é uma onda eletromagnética composta, na verdade, por diversas outras ondas eletromagnéticas de comprimentos variados. Esses comprimentos de onda são as cores perceptíveis aos nossos olhos. 

Quando iluminamos um objeto com a luz branca e enxergamos a cor verde, é porque esse objeto refletiu, difusamente, a cor verde, absorvendo todas as outras cores! O mesmo acontece com todas as outras cores que os nossos olhos conseguem enxergar… Espera. Todas não! Quando enxergamos um objeto preto, significa que ele absorveu todas as luzes e não refletiu nenhuma. Exatamente o contrário ocorre com objetos que enxergamos branco, que refletiu todas as cores sem absorver nenhuma. 

2) Ufa! Quanta informação! Que tal agora ver todo esse processo em um experimento totalmente virtual? Então, olha só essa dica aqui. Com esse experimento, você e seus alunos podem testar diferentes misturas de luzes e filtros, observando as variadas tonalidades de cores que enxergamos.  

https://phet.colorado.edu/sims/html/color-vision/latest/color-vision_en.html

3) Agora que já exploraram bastante o experimento online, você pode propor que seus alunos pesquisem sobre a formação das imagens na TV, monitor e celular. Eles vão se surpreender com as descobertas e como acabaram de aprender sobre aquilo que estava, literalmente, na sua frente! Afinal, as imagens nos monitores de TV, computador e celular são formadas por meio da soma de três cores luz que se apagam e acendem, constantemente. 


Quer explorar ainda mais esse tema? Que demais! Dá uma olhada nessas outras atividades:

– Que tal uma experiência para observar a formação das cores secundárias a partir das cores primárias? É só assistir ao vídeo Adição e subtração de cores, do LADIF (Laboratório Didático do Instituto de Física da UFRJ): https://www.youtube.com/watch?v=txHp-jtBpbc&feature=youtu.be

– Você pode, também, conferir o roteiro do experimento Oficina de sombras coloridas (http://arteeciencia.if.usp.br/oficina-sombras-coloridas/) , que o Instituto de Física da USP elaborou, no link. 

– Quer misturar todas as cores para ver se surge mesmo a luz branca? Olha só esse vídeo do canal Manual do Mundo, onde eles constroem um disco de Newton (https://www.youtube.com/watch?v=LlKeTEzYrjo). 

– Gostaria de descobrir qual é a cor da luz? Construa um espectroscópio (https://www.esero.pt/uploads/20171205160932_CAP_2_Ficha_2_As_Cores_Da_Luz_new.pdf)! Basta seguir o passo a passo dessa atividade: 


Para saber mais!

As cores da TV:

https://www.preparaenem.com/quimica/as-cores-na-tv-.htm

Como fazer sombras coloridas:

Experiências sobre luz e cores:

https://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/wagnerldjr/newton/experiencias.htm

Cor: luz ou pigmento:

http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1096&sid=9#:~:text=A%20cor%2Dluz%20ou%20cor,que%20o%20olho%20humano%20percebe.

Cor de luz é uma coisa, de tinta é outra:

https://super.abril.com.br/ciencia/cor-de-luz-e-uma-coisa-e-de-tinta-e-outra/

A óptica e as cores dos objetos:

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/a-optica-as-cores-dos-objetos.htm

Visão, um dos cindo sentidos:

https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/visao.htm

Cor e frequência de luz:

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/cores-2.htm

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